quarta-feira, 22 de abril de 2009

Urbanismo, uma Questão de Visão.

Quando se discuti orçamento público federal, estadual ou municipal, geralmente se questiona as reduções direcionadas para cultura, esporte, meio ambiente e assistência social, em detrimento aos privilégios urbanísticos. Destaca-se veementemente que investir em Urbanismo é demonstrar falta de sensibilidade social.

Pensando como arquiteto e Urbanista, me assusta ao ouvir dizer que investir em Urbanismo é não priorizar as questões sociais, como se um não estivesse relacionado ao outro. Venhamos a esclarecer o conceito de Urbanismo. Que palavra é essa que tanto confunde a população, dando a entender que suas ações se restringem à construção de viadutos, praças e de embelezamento da Cidade?

Não, Urbanismo não é só isso. Urbanismo possui um conceito mais amplo. Podemos afirmar que é um campo do conhecimento que tem a cidade como objeto de estudo. Muitos ainda consideram ao Urbanismo um conceito preso aos aspectos estéticos - funcionais ligados às intervenções dos espaços urbanos através de análises técnicas da engenharia e da arquitetura. O Urbanismo avançou deste conceito, pois hoje, abrange o campo da comunidade, da planificação social.

Buscar a melhor qualidade de vida para a população da cidade é a essência do Urbanismo, oriunda de ações de transformações nos espaços urbanos. Ou seja, sempre que intervimos nos espaços da cidade, seja ele na rua ou no bairro, estamos tratando de Urbanismo.

O crescimento surpreendente de Manaus nos últimos anos, tanto no tamanho como na população, trouxe para cidade uma lista de “problemas urbanos” que preocupam qualquer gestão municipal e à própria sociedade, tornando um verdadeiro desafio a solução dos mesmos. É bom deixar claro que os nossos problemas não serão resolvidos da noite para o dia, de uma administração municipal para outra. É necessário planejamento em longo prazo, com ações pontuais, globais e que retratem a realidade da cidade, com utilização ampla do Urbanismo.

O Urbanismo atual veio, com seu conceito mais amplo, buscar soluções para os problemas da cidade. Devemos pensar nas necessidades futuras na busca de propostas e ações que ofereçam melhores condições de vida à cidade, sem fugir da atual realidade.

O poder público está correto em direcionar parte de seus recursos ao Urbanismo, vez que suas ações se tornam mais amplas, abrangendo a todas ações sociais. As ações do Urbanismo, de intervenção nos espaços urbanos, dentro de uma realidade sócio-econômica e política, contribuem para o desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida, adequando-se às suas necessidades e reivindicações coletivas.

Vamos romper com as visões tradicionais que se revelam limitadas. Urbanismo é muito mais amplo. Reflitamos sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado