terça-feira, 19 de maio de 2009

IAB-SP muda a temática da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura

Ecos Urbanos substitui Sustentabilidade como tema principal da mostra, que acontece entre outubro e dezembro de 2009.


A temática da 8ª BIA (Bienal Internacional de Arquitetura) mudou e não será baseada apenas na Sustentabilidade, como anunciada anteriormente. Ecos Urbanos é o novo tema da mostra. "Levando em consideração algumas observações feitas pelos arquitetos do conselho da Fundação Bienal, chegamos à conclusão de que deveríamos ampliar o conteúdo do projeto da Bienal e deixar que a sustentabilidade se tornasse apenas uma vertente do evento, e não a principal", explica Rosana Ferrari, presidente do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil - Regional São Paulo). Cada letra da palavra Ecos representa uma dessas vertentes: Espacialidade, Criatividade, Originalidade e Sustentabilidade.


Serão apresentados projetos nacionais e internacionais que visem o desenvolvimento urbano sustentável, permitindo que o adensamento humano em cidades ocorra de forma planejada e adequada para diminuir os impactos negativos sobre o meio ambiente.


Além da temática, a Bienal também mudou sua curadoria, que possui agora 17 membros. Cada um deles vai ter autonomia para cuidar de um determinado setor da Bienal, como a logística, a montagem de ambientes, a divulgação da mostra, e as próprias exposições Nacional e Internacional, entre outros.


A mostra vai acontecer no Pavilhão da Bienal, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, que está reservado entre os dias 1º de outubro e 12 de dezembro. "A perspectiva é de que a Bienal seja aberta entre os dias 21 e 30 de outubro e finalize no dia 2 de dezembro, mas não temos ainda a data certa", explica Rosana. De acordo com a presidente do IAB-SP, daqui a duas semanas esses detalhes principais da Bienal já devem estar definidos. Até lá, a instituição e a curadoria do evento farão uma série de reuniões, sendo a primeira na quinta-feira, dia 21.


O lançamento internacional e nacional da 8º BIA está programado para acontecer no final de julho, quando a UIA (União Internacional de Arquitetos) chegará ao Brasil para acertar os detalhes finais sobre os projetos internacionais que integrarão a mostra.


FONTE: AU, por Ana Paula Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado