terça-feira, 30 de junho de 2009

BALNEÁRIO DO TARUMAZINHO: SÓ A LEMBRANÇA.




Há alguns anos atrás era possível tomar banho no antigo balneário do Tarumazinho, localizado na atual Avenida do Turismo, entrada de quem vai para a Vivenda Verde ou Vivenda do Pontal, no bairro do Tarumã. Juntamente com a Cachoeira Alta do Tarumã, eram os principais balneários de “estrada” localizados na zona oeste da cidade. Cheguei a tomar banho nas fortes corredeiras do local, de águas geladas, que passavam por uma pequena cachoeira e que terminavam num belo bosque de árvores de grande porte.

Na cachoeira existia um ponto que os banhistas ficavam atrás da queda d’água, aproveitando os respingos da água gelada sobre o corpo quente do sol. Nos restaurantes ali existentes, era possível comer um peixe regional e saborear sucos regionais ou até uma cerveja gelada.

Era uma diversão de final de semana.

Hoje, com o surgimento de moradias e a evolução da cidade, o balneário do Tarumazinho não resistiu à degradação e acabou poluído. Faz pena e proporciona tristeza a cena hoje vivida no local. Toda a vida do igarapé se transformou numa ocupação de moradias e comércios assentados de forma inadequada ao longo da Avenida do Turismo, sem o mínimo de infraestrutura básica há vários anos.

Com a enchente de 2009 muitas casas foram atingidas pelo represamento do igarapé, ficando ilhadas e isoladas da “terra firme”. Fico imaginando o local hoje, com toda aquela água existente, se a mesma não estivesse poluída. Seria um belíssimo cenário, um excelente balneário, um cartão postal da cidade.


FOTOS: Tarumazinho, Junho de 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado