sexta-feira, 19 de junho de 2009

CHOQUES ELÉTRICOS: TODO CUIDADO É POUCO

Só assista ao vídeo depois de ler o texto abaixo.

Riscos de acidentes com choques elétricos.

Constantemente os noticiários de televisão ou jornal divulgam acidentes mortais ocorridos por choques elétricos. São acidentes que geralmente acorrem com profissionais da eletricidade, mas que também ocorrem com pessoas que se submetem ao perigo. As lesões provocadas pelo choque elétrico podem ser de quatro naturezas: 1 - eletrocução (fatal), 2 - choque elétrico, 3 - queimaduras e 4 - quedas provocadas pelo choque.

Eletrocução é a morte provocada pela exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão (voltagem superior a 600 volts) costumam provocar esse tipo de acidente. Também pode ocorrer a eletrocução com baixa voltagem (V<600 volts), se houver a presença de: poças d'água, roupas molhadas, umidade elevada ou suor.

Choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se originam quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizerem parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A.

Queimaduras. A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000 Ohms. Quando molhada, porém, essa resistência cai para apenas 1.000 Ohms. A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500 Ohms. Além da intensidade da corrente elétrica, o caminho percorrido pela eletricidade ao longo do corpo (do ponto onde entra até o ponto onde ela sai) e a duração do choque, são os responsáveis pela extensão e gravidade das lesões.

Quedas de altura. Os acidentes com eletricidade ocorrem de várias maneiras. Os riscos resultam de danos causados aos isolantes dos fios elétricos devido a roedores, envelhecimento, fiação imprópria, diâmetro ou material do fio inadequado, corrosão dos contatos, rompimento da linha por queda de galhos, falta de aterramento do equipamento elétrico, etc.

EFEITOS ESTIMADOS DA ELETRICIDADE

CORRENTE

CONSEQUÊNCIA

1 mA

Apenas perceptível

10 mA

"Agarra" a mão

16 mA

Máxima tolerável

20 mA

Parada respiratória

100 mA

Ataque cardíaco

2 A

Parada cardíaca

3 A

Valor mortal

No seu dia a dia, seja em casa, no trabalho ou no seu lazer, muito cuidado ao lidar com a eletricidade. Se for um problema técnico e você não for um especialista no assunto, procure um profissional capacitado para realizar o serviço. Não facilite, não der margem ao perigo.

Se você não gosta de ver imagens fortes, NÃO ASSISTA ao vídeo abaixo.


3 comentários:

  1. eu já vi este vídeo e ele nos traz uma grande reflexão pois não devemos brincar com energia elétrica muito menos com a nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. É de fato chocante o video. E isso, mais uma vez reforça a frase popular "com eletricidade não se brinca". Falamos isso sempre aos nosso clientes. Mas, a pessoas insistem que é um ponto que não merece atenção nas mais diversas sistuações.
    Abs
    Carlos Nogueira (ALL IN TECH INTELLIGENT SOLUTIONS)

    ResponderExcluir
  3. ñ brinquem os danos são inreversiveis

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado