terça-feira, 14 de julho de 2009

CENTRO DE MANAUS: É PRECISO REVITALIZAR



Em meados de 2006, quando presidia o Instituto Municipal de Planejamento Urbano – IMPLURB, instituição no qual sou servidor celetista há tempos, muito em função da situação em que o Centro da cidade se encontra, iniciamos as primeiras discussões sobre a Revitalização do Centro de Manaus no qual titulamos de CENTRO VIVO.


O CENTRO VIVO tinha como objetivo proporcionar melhorias das condições de conforto ambiental, estética e funcionalidade no Centro da Cidade, através de execução de ações imediatas e de planejamento a médio e longo prazo.


Com uma equipe de servidores que fazem parte do corpo técnico do Instituto, formado por arquitetos urbanistas e engenheiros, se passou a fazer um diagnóstico daquela área no qual não foi preciso muito estudo para se chegar à conclusão de que o centro precisava de um projeto audacioso e que permitisse a sua revitalização.


Os arquitetos então idealizaram um grande plano para a área, no qual teria um planejamento para os próximos 15 anos, abrangendo ações de execução imediata, de médio e longo prazo. Nestes primeiros passos se pensou na redefinição do uso e ocupação do solo, através de soluções para o comércio informal, a problemática da Manaus Moderna, o terminal de ônibus e sua nova localização, a recuperação das calçadas, a orla do rio Negro, as praças e prédios históricos, a iluminação, a segurança, e principalmente as questões do sistema viário local, quando os arquitetos propuseram o “Eixo Monumental”, um prolongamento da Avenida Getúlio Vargas até o Rio Negro por meio da desapropriação de alguns imóveis, passando e integrando com a Manaus Moderna através da Praça dos Remédios. Um plano audacioso por parte dos técnicos.


Fico muito feliz quando vejo que os trabalhos desenvolvidos pelo corpo técnico do IMPLURB estão sendo desenvolvidos em continuidade pela nova gestão do Instituto. A Prefeitura criou uma “força tarefa” denominada Promanaus, com o objetivo de revitalizar e transformar o centro de Manaus, visando devolver todo o glamour que um dia aquela área já possuiu. Espero que um dia eu possa ver o Eixo Monumental executado, com a convicção de que seja viável e que transformará, juntamente com as outras ações, o nosso Centro de Manaus. Desejo toda a sorte a equipe e que tenham pleno êxito na realização das ações.


2 comentários:

  1. Que bom que a atual gestão está dando continuidades a estes trabalhos, pois são de grande relevância para melhoria da cidade. Quanto ao centro popular de compras, não vi mais notícias no site da prefeitura, estava prevista p outubro de 2008.

    ResponderExcluir
  2. O Centro Popular de Compras foi a meneira encontrada para solucionar a questão dos ambulantes nas calçadas do centro de Manaus. Não sendo nenhuma nova descoberta, os Centros de Compras já é sucesso em várias cidades brasileiras, é foi lançada em Manaus no programa CENTRO VIVO, em 2007. Tudo indica que a gestão atual da prefeitura mantem a idéia dos Centos de Compra para solucionar os camelôs nas ruas. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado