terça-feira, 7 de julho de 2009

REGISTROS RAROS DA AMAZÔNIA


“The City of Manáos and the Country of Rubber Tree. Souvenir of the Columbian Exposition Chicago, 1893”.

Catching River Turtles - Purus River.

Pirarucú Fish and River Turtle - Purus River.

“The City of Manáos and the Country of Rubber Tree. Souvenir of the Columbian Exposition Chicago, 1893”.


Foi nessa publicação que as fotos postadas acima entraram para o registro histórico da nossa região. Ela demonstra que desde final do século XIX a tartaruga de água doce e o pirarucu fazem parte do cardápio da população amazônica.



Apesar de ter seu consumo controlado, só sendo possível o seu consumo legal mediante a produção em cativeiro, a tartaruga ainda vem sendo consumida por muitos, principalmente pelos ribeirinhos e moradores de cidades do interior do Amazonas. Atraídas pelo seu sabor, os apreciadores dos “bichos de cascos” chegam a pagar de R$ 100,00 a R$ 250,00 por uma unidade, adquiridas clandestinamente para a realização de grandes eventos familiares, principalmente das famílias tradicionais e com forte influência dos costumes da região.



Considerando que há muito tempo a tartaruga e o pirarucu fazem parte do cardápio do povo da Amazônia, deve-se cada vez mais criar políticas de manutenção e conservação das espécies, promovendo cada vez mais a sua preservação, visando ações e programas que permitam o seu consumo controlado, uma vez que dificilmente teremos uma eliminação deste costume no dia a dia da população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado