quarta-feira, 15 de julho de 2009

VOCÊ É MEDÍOCRE?


Recebi este texto postado abaixo no qual foi enviado ao meu e-mail pelo Blosque. Trata-se de um texto simples, direto e objetivo, que poderá servir de “lembrete” para nós que vivemos num mundo competitivo e capitalista, onde a confiança, o companheirismo e a amizade se perdem facilmente pelo desejo do brilho pessoal e profissional. Complemento que não se trata de ser insignificante, trata-se de ser digno. E dignidade é algo raro no mundo atual.


Eis o texto:


What’s Your Spotlight?


“Your playing small does not serve the world. There’s nothing enlightened about shrinking so that other people won’t feel insecure around you. We are all meant to shine…” (Marianne Williamson).


Uma tradução mais ou menos: “Jogar pequeno” não é um serviço ao mundo. Não há nada iluminado sobre encolher-se para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Todos fomos destinados a brilhar.


Não sei se todos foram destinados a brilhar, mas é claro que brilhar é oposto a ser medíocre. Medíocre, segundo o dicionário, é “mediano; sofrível; insignificante”.


No meu dicionário, medíocre é não só fazer o mesmo que todo mundo faz, mas também fazer sempre o mesmo que você mesmo faz. É se acomodar, estagnar, se conformar com o que tem e ficar esperando que as coisas melhorem magicamente. Ou não.


Estar estagnado, trancado, sem saber que direção seguir ou qual ação empreender é normal, inevitável em algum ponto. Ficar nisso, não fazer nada a respeito, e achar que está tudo certo, que as coisas são assim mesmo, é mediocridade.


A mediocridade é o caminho mais fácil, claro está. E é um fantasma que assombra a todos nós, sempre. Muitas vezes caímos nessa vala sem nem ao menos perceber, por cansaço, rotina, desilusão, comodismo - e por isso se questionar é importante.


A solução? Além do questionamento, da auto-análise rigorosa e regular, é ESFORÇO. Trabalho duro.


Em tempo: os Macacos na imagem acima traduz: NADA ESCUTO, NADA VEJO...NADA FALO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado