sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE

A cidade de Manaus vem contando com alguns equipamentos comunitários para disponibilizar atividades sociais para os idosos. Tanto o governo estadual como o municipal possuem programas e ações voltados para a terceira idade, como por exemplo o Centro de Convivência do Idoso construído pela Prefeitura na zona Centro Sul de Manaus.

Recentemente foi implantado na cidade do Rio de Janeiro os primeiros ATI, Academia da Terceira Idade, um programa que prever a instalação de 150 espaços até o fim do ano em toda a cidade. Trata-se de um conjunto de aparelhos de ginástica criado especialmente para trabalhar a flexibilidade e a força dos idosos. Os aparelhos estão sendo instalados na orla, nas praças e outras áreas públicas, escolas e postos de saúde da cidade.

O projeto das ATI tem o objetivo de reduzir a incidência de doenças ligadas ao sedentarismo na população acima de 65 anos. As ATIs tem seu uso supervisionado por professores de educação física, que fazem o cadastramento dos idosos que desejam se exercitar. Eles dão orientações sobre como usar os aparelhos. Os idosos recebem aulas por cinco vezes nos equipamentos, até se sentirem seguros para fazer os exercícios sozinhos. O atendimento ocorre todos os dias pela manhã, das 7 às 9 horas. Um dos objetivos do programa é diminuir a busca por consultas médicas na rede pública.

Algumas praças e parques de Manaus já possuem ilhas de ginásticas porém não estão adaptadas para o uso de idosos. Convêm conhecer a idéia implantada na cidade carioca e realizar a implantação ou a adaptação dessas ilhas de ginásticas de maneira que permita o uso por pessoas com idades acima de 65 anos. Com isso, com toda a certeza, teremos a qualidade de vida melhorada ainda mais de nossos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado