terça-feira, 8 de setembro de 2009

8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA


IAB-SP realiza 8ª Bienal Internacional de Arquitetura com o tema Ecos Urbanos

O tema proposto pelo Departamento de São Paulo do Instituto e aprovado pelo COBIA - Conselho da BIA - Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em sua oitava edição, foca a qualificação de áreas degradadas em centros urbanos a partir de megaeventos e usa a Copa de 2014 como pano de fundo.

A 8ª BIA acontecerá de 31 de outubro a 6 de dezembro de 2009 no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. A temática, ECOS URBANOS, é uma alusão direta à proposta desta edição sobre o potencial para grandes transformações dos centros urbanos e metropolitanos que sediam eventos de porte internacional. Na palavra ECOS, a sigla de Espacialidade, Conectividade, Originalidade e Sustentabilidade – os quatro eixos que norteiam o conceito dessas mudanças, como explica seu curador geral, o arquiteto Bruno Roberto Padovano. Ele conta com o apoio de mais de vinte curadores para ações específicas.

Bons exemplos são as cidades que já receberam EXPOS Universais, Olimpíadas ou Copas do Mundo de futebol. De olho no certame de 2014, uma das propostas da 8ª BIA é justamente discutir os estádios e as melhorias urbanísticas que as cidades-sede oferecem ou pretendem edificar até lá. “Esses megaeventos possibilitam que os governos, em suas três esferas, e com parceria da iniciativa privada, implementem processos de qualificação urbana e regional, tanto nos aspectos ambientais quanto sociais, econômicos, culturais e espaciais”, pondera Padovano.

Bons exemplos não faltam. Outras cidades, como Barcelona, Lisboa e Milão, reúnem um conjunto rico de experiências arquitetônicas e urbanísticas a partir do instante em que receberam ou recebem grandes eventos internacionais. A escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 suscita um debate muito mais amplo que o esportivo: a reboque, chegam ao cidadão outras importantes benfeitorias, do planejamento urbano até a arquitetura de novos edifícios, iluminação, mobiliário urbano, interiores e paisagismo de espaços públicos e semi-públicos, construção de uma nova infraestrutura urbana e metropolitana e soluções, enfim, que se baseiem nas inovações espaciais, na conectividade e na originalidade, com o objetivo de propor um futuro sustentável para a população local.

OBJETIVOS

Um dos principais objetivos da 8ª BIA é democratizar-se, tornar-se próxima do cidadão, da sua realidade, mostrando a ele o quanto a arquitetura e o urbanismo interferem no seu cotidiano. Além de estudar valores mais acessíveis para o ingresso, os organizadores pretendem derrubar o mito de que o evento é elitista. “Vamos convidar toda a imprensa a discutir um evento que não é só para arquitetos. É para todos”, conclama a presidente do IAB-SP, arquiteta Rosana Ferrari.

Não faltarão atrativos para as visitas e participação do público. Além do conteúdo coletivo – a produção intelectual, artística e técnica dos arquitetos urbanistas em busca de um futuro sustentável para as cidades e o planeta –, a 8ª BIA irá ofertar espaço de produção para mostrar o que esses profissionais propõem, sempre dentro de uma cultura de sustentabilidade.

Não há limite para o número de trabalhos inscritos, ou qualquer restrição quanto ao número de autores. É prática da BIA reunir, em um grupo, a chamada produção nacional, e em outro, a internacional. Para este ano, a universalidade da arquitetura e do urbanismo estará presente, estando previstas premiações nas duas modalidades: obra e projeto.

FONTE: IAB/SP



Um comentário:

  1. Estimados

    Seguem os pacotes oficiais para Bienal.
    Com descontos exclusivos para TAM & GOL, e Hotelaira na cidade de São Paulo

    O pacote já inclui ingresso & traslados até a Bienal.

    Segue o link

    http://www.seculoxxi.tur.br/index.php?_op=mudaarea&local=20&agrupa_cidades=1

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado