terça-feira, 15 de setembro de 2009

EM MANAUS, COMO ESTÃO OS NOSSOS PARQUES?


Quantos parques existem em Manaus? Quantos estão em condições boas de manutenção? Quantos estão com acessibilidade e possuem banheiros públicos?


No final de janeiro do corrente ano o Sinaenco/SP apresentou o resultado de um estudo sobre as condições de manutenção dos parques públicos de São Paulo. A pesquisa percorreu os 41 parques da capital, avaliando itens como acessibilidade, áreas verdes, playgrounds, bebedouros, banheiros e espaços esportivos, resultando em um ranking dos melhores e piores espaços públicos da cidade. O resultado foi entregue à Secretaria Municipal e Estadual responsáveis pelos parques, tendo como objetivo maior chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre a necessidade de investir na manutenção do patrimônio público, com o intuito de se desenvolver um programa de manutenção permanente nos parques e áreas verdes do município.


Tomando como exemplo a iniciativa de São Paulo, bem que Manaus podia ter um relatório desse tipo para verificar as condições de cada parque existente na cidade. Nos últimos três anos Manaus foi presenteado com parques públicos dotados de infraestrutura que permite o seu uso por todas as faixas etárias da população, realizando atividades de lazer, esportivas e de contemplação. Mas são espaços que necessitam de acompanhamento constante em sua manutenção, que se não realizados, correm grande risco de comprometer os serviços oferecidos por esses espaços públicos.


O ideal seria que essa inspeção fosse realizada por um órgão externo ao poder público, onde, após sua conclusão, servisse de base para tomadas de decisões e abertura de programas e ações para reverter à possível situação precária de cada espaço deteriorado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado