terça-feira, 1 de setembro de 2009

TORRE DE CELULAR PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE?

Pesquisa mostra que o sinal de torres de celular pode prejudicar colônias de abelhas.


Dentro de um procedimento correto, toda torre de celular instalada em Manaus deve ser precedida de sua licença de construção expedida pela Prefeitura. Geralmente elas estão instaladas próximas das residências, dividindo os espaços disponíveis nos terrenos residenciais.


Tão grande é a preocupação que até Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança é exigido das operadoras para o licenciamento de sua construção. Mas o certo é que sempre há dúvida se realmente uma torre de celular pode causar algum malefício à saúde ou perigo aos moradores próximos. Veja abaixo matéria publicada pela UOL:


"Torre de celular realmente é um problema. Como se já não bastasse o medo de que elas provocam câncer, o que, de fato, pode vir a acontecer caso a potência esteja acima do permitido, uma recente pesquisa relacionou a diminuição na população de abelhas em uma região de Kerala, na Índia, com o sinal emitido por uma torre de telefonia celular instalada no local.


Segundo reportagem publicada na revista de tecnologia Physorg, os estudos mostraram que a população local de abelha diminuiu depois que companhias de telefonia celular instalaram suas torres na região. A conclusão foi que as ondas eletromagnéticas prejudicaram a navegação das abelhas operárias, que se perdiam na volta à colméia depois da coleta de pólen.


Os próprios cientistas trataram de não parecer alarmistas e disseram que os estudos precisam ser aprimorados. Mas ressaltaram que as abelhas, importantes polinizadoras e vitais para o meio ambiente, já estão numa situação vulnerável devido à poluição e que, por isso, esse novo risco não deveria ser ignorado".


Com a palavra os especialistas no assunto.

Fonte: UOL

Um comentário:

Registre aqui o seu comentário. Obrigado