quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ARQUITETURA: NOVA EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS NO REINO UNIDO



Foi publicado em um site de arquitetura o projeto elaborado pelo escritório Kieran Timberlake, da Filadélfia, que venceu o concurso para a nova embaixada dos Estados Unidos no Reino Unido ao projetar um edifício em formato de cubo de vidro. Ao todo, 37 equipes se inscreveram na competição.


Informa o site que, segundo a organização do concurso, o escritório atendeu ao objetivo de se criar um edifício moderno, atemporal, seguro e sustentável para o século 21, que pode se tornar também um grande ícone para a arquitetura. O prédio de 12 andares é à prova de explosões, ecológico e rodeado por um parque aberto ao público. A fachada e o parque do empreendimento fazem referência a valores democráticos como transparência, abertura e igualdade. A forma cúbica também é um significado antigo de solidez, força e permanência, qualidades ligadas à política dos Estados Unidos.




Afirma ainda o site que o projeto coloca a embaixada no centro do distrito de Nine Elms, em Londres, e desenvolve um parque urbano com lagoa, pistas para caminhadas, lugares para descanso e árvores de espécies comuns nos Estados Unidos. Na entrada do edifício, foi projetada uma série de colunas, que, segundo os arquitetos, têm evocado por muito tempo a arquitetura da democracia. Os jardins continuam nos espaços internos da embaixada, criando espaços encontros e circulação. No terraço, 8,3 mil m² de placas fotovoltaicas podem gerar energia equivalente a 345 mil kWh.


A reportagem conclui informando que a fachada é o grande destaque do projeto, protegendo o interior do prédio do calor excessivo, aproveitando a luz solar durante o dia. A estrutura também permite que as pessoas do lado de fora do prédio consigam enxergar o que acontece em seu interior e podem resistir a ataques terroristas, como explosões. A construção da embaixada americana deverá começar em 2013, com entrega prevista para 2017. A obra está orçada em US$ 1 bilhão.




FONTE: PINIweb


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado