sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO


Ninguém pode contestar a importância do estágio para a vida acadêmica do aluno de graduação, seja de qualquer área, que pleiteia um futuro profissional qualificado. É por meio do estágio que muitos alunos conseguem pagar seus estudos, comprar livros e materiais necessários para as suas atividades acadêmicas, adquirir conhecimento técnico qualificado, aumentar o seu leque de relacionamento social e acima de tudo, é a forma que o mesmo possui para mostrar toda a sua capacidade intelectual.


Apesar de se ter o estágio como um meio que permiti o aprendizado, em complemento ao que se ensina nas faculdades, muitos estagiários já possuem qualificação suficiente para desempenhar suas atividades de forma independente, sendo altamente produtivo e muitas vezes superior a um funcionário formal da instituição que disponibiliza a vaga de estágio. E esse “estagiário” qualificado, que na verdade é um funcionário com salário mais baixo, é disputado no mercado de trabalho, até mesmo entre setores da mesma instituição, que desejam desfrutar das qualidades individuais do “aprendiz”.


O estágio é a porta disponível para se entrar na vida profissional de qualquer cidadão. Eu mesmo, em meados de 1993, enquanto estudante de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA iniciei a minha vida pública estagiando com o inesquecível arquiteto “Zé” Henriques (saudades...) na extinta Secretaria Municipal de Humanização e Integração Urbana, que foi a porta que me permitiu estar até hoje desempenhando minhas atividades profissionais como arquiteto e urbanista na Prefeitura de Manaus. Da mesma forma como eu, quantos profissionais estão formados e desempenhando suas funções, hoje, graças a uma oportunidade de estágio?

O que recomendo e aconselho aos estudantes de graduação é que, se aparecer uma oportunidade de se fazer um estágio, não pense duas vezes: pegue. Pode ser uma oportunidade única que apareça e que não volte mais. É melhor não correr riscos.


Oportunidade de Estágio


E por falar em oportunidades de estágio, foi divulgada pela assessoria do IMPLURB que a Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Sua Prefeitura estará a partir de abril com novas vagas para acadêmicos de engenharia e arquitetura. O programa é coordenado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano e tem 210 vagas disponíveis para estágio, sendo que nem todas estão preenchidas. Para se candidatar a uma das vagas é necessário realizar cadastro no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), IEL (Instituto Euvaldo Lodi) ou CONESUL, e possuir perfil técnico em edificação, arquitetura, engenharia civil, engenharia ambiental ou engenharia elétrica. Aos interessados, é importante se cadastrar de imediato e ficar de olho no início da seleção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado