sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PLENÁRIA DO CREA-AM DISCUTE PROJETO DE MONOTRILHO E PORTO PARA MANAUS

No dia de ontem, 11, em sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas – CREA-AM, assistir a apresentação do Projeto de Monotrilho e Portos Fluviais para Manaus, elaborados pelo arquiteto João Bosco Chamma e equipe.


Durante a explicação do projeto foi possível verificar a proposta do arquiteto, que de uma forma ampla defendeu o projeto com explicações de base histórica, dados estatísticos e coerência urbanística. O projeto consiste em um anel viário para a cidade, em sua grande parte coincidindo com o trajeto do projeto proposto pelo Governo do Estado, com o diferencial que a proposta de Chamma é de levar o trajeto para alguns leitos de igarapés, como Igarapé dos Franceses e Igarapé do Quarenta, passando pela orla do Rio Negro, justamente pela frente da cidade, tangenciando o bairro Centro.


De fato essa proposta teria um atrativo a mais, pois a paisagem resultante seria muito agradável, proporcionando um visual aos usuários das áreas permanentes dos igarapés, alguns fragmentos florestais e, principalmente, da orla do Rio Negro. Na proposta Chamma defende que no trecho do porto o trilho seria rebaixado, em nível com a plataforma do complexo, permitindo o visual do rio sem a criação de qualquer obstáculo naquela área de patrimônio histórico, revitalizando e criando áreas verdes no lugar de contêiner.


Conectividade foi um dos principais pontos observados pelo projeto que buscou fazer a integração de todas as zonas da cidade, juntamente com o sistema tradicional de transporte coletivo, permitindo integração com áreas importantíssimas para a cidade como o pólo industrial de Manaus e o porto fluvial do Centro.

A palestra de Bosco Chamma permitiu que vários profissionais ligados ao Sistema Confea/CREA, de diversas áreas, tirassem suas dúvidas sobre o sistema de transporte que se apresenta como a solução para amenizar os problemas de transporte coletivo da cidade.


Chamma concluiu chamando a atenção dos integrantes do Sistema que não permitam que grandes e complexos projetos para a cidade sejam elaborados por profissionais de outros estados e até de países, indagando que Manaus possui grandes e excelentes engenheiros e arquitetos que podem de igual capacidade, elaborar projetos de tamanha importância, com a prerrogativa que esses profissionais locais, mais do que ninguém, conhecem a região, pois vivem nela.


Conforme assessoria de comunicação do CREA-AM, confirmada pelo seu Presidente, Eng. Civ. Telamon Barbosa Firmino Neto, para a próxima reunião plenária, que ocorrerá em março, está sendo agendada a explanação do projeto de monotrilho do Governo do Amazonas, a ser construído até a Copa de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado