segunda-feira, 15 de março de 2010

TRANSPORTE PÚBLICO E QUALIDADE DE VIDA

Manaus, por não estar parada no tempo e no espaço, vem crescendo a cada ano e evoluindo no seu desenvolvimento urbano. Com grandes dificuldades em seu planejamento, o crescimento acaba ocorrendo de forma desordenada, sem infraestrutura básica disponível para a população, em especial no que trata de transporte público.

Nunca se debateu tanto o problema do transporte público como se vem fazendo nos últimos dias. Trata-se de um assunto polêmico onde a cada ano se busca solucionar, mas que infelizmente ainda vem sendo considerado como o calcanhar de Aquiles de muitos gestores públicos, e um dos principais problemas urbanos que prejudicam a qualidade de vida de quem depende desse sistema de tra
nsporte.

Quem não gostaria de ver um sistema exemplar de transporte público, ambientalmente sustentável, econômico, integrado, regular e de qualidade? Engana-se que pensa que transporte público não esteja relacionado com qualidade de vida, pois juntamente com a educação, saúde, saneamento básico e segurança, o transporte dentro da cidade é elemento básico na melhoria da qualidade de vida dos manauaras.



Um excelente sistema de transporte público de massa permite que a cidade tenha uma melhor integração entre as suas regiões, pois uma vez integrada a outras modalidades de transportes, permitem que as zonas e bairros da cidade tenham um melhor fluxo de tráfego. Em um mundo que luta pela redução das emissões danosas ao planeta, o transporte coletivo de qualidade pode até reduzir o número de veículos circulando nas ruas, reduzir o número de acidentes no trânsito, reduzir o consumo de combustível, a poluição sonora e atmosférica, bem como o tempo de deslocamento na cidade. Pode ser um indutor do crescimento econômico, da valorização imobiliária, gerador de emprego e renda. Mas para que isso ocorra, melhorando a qualidade de vida da população, é necessário que seja um bom transporte público.

Em breve, com vistas à realização da Copa 2014, haveremos de ter implantado na cidade o Monotrilho e o BRT, comandados pelo Governo do Estado e Município, respectivamente, modalidades de transportes escolhidas para melhorar a qualidade de vida da população em um breve espaço de tempo. Assim se espera.


Espera-se com os novos sistemas a redução do tempo perdido com os deslocamentos, uma vez que trabalhadores chegam a ficar de duas a três horas por dia dentro de ônibus, tempo que levam para o seu deslocamento para o trabalho. Esse tempo perdido poderia ser utilizado para outras atividades como lazer, principalmente.


Espera-se ainda que os recursos previstos e que serão utilizados para a construção e implantação do Monotrilho e BRT em Manaus sejam bem empregados, de maneira a permitir que a cidade avance na questão do transporte público, melhorando o deslocamento dentro da cidade e como conseqüência, a qualidade de vida urbana de seus moradores.

FOTOS: INTERNET

Um comentário:

  1. Claudemir,
    Parabéns pelo tema abordado. Muito objetiva e clara a sua exposição do tema Transporte Público e Qualidade de Vida.
    Acredito que os dois novos sistemas anunciados pelo Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, possam de fato melhorar e muito a qualidade de vida de todos os que vivem em Manaus, mas para garantir isso não basta investir na implantação dos sistemas. Há que se prever recursos para qualificar os operadores deste sistema, bem como efetivamente integrá-los aos demais modais existentes.
    Creio que este é o maior desafio a ser enfrentado, mas a cidade, seus habitantes e seus gestores têm plena condição de superar este desafio e dar à população o que ela merece.
    Marco Antonio

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado