segunda-feira, 5 de abril de 2010

TRANSPORTE PÚBLICO: INTEGRAÇÃO É A SOLUÇÃO


Até 2014, conforme planejamento traçado pelo governo estadual e municipal, Manaus haverá de ter implantado os sistemas de transporte públicos por meio do Monotrilho e pelo BRT. As suas gestões ainda são uma interrogação, principalmente quando se fala em integração entre os modos de transporte. Segue abaixo um artigo publicado no JB Online, de autoria de Marcus Quintella, que trata sobre o assunto.


Integração é a Solução, por Marcus Quintella.


Há um consenso entre os especialistas sobre a gravidade da situação da gestão do transporte público nas regiões metropolitanas brasileiras e sobre a falta de maior integração entre os modos de transporte, sobretudo pela dificuldade de entendimento, de um modo geral, entre os governos municipais e estaduais.


Cerca de 80% da população brasileira reside em áreas urbanas e a maioria depende do transporte público para efetuar seus deslocamentos. Desta forma, a qualidade do transporte de pessoas e mercadorias, nas médias e grandes cidades, está cada vez mais difícil, com alta tendência de crescimento dos congestionamentos, das perdas de tempo, das poluições atmosféricas e sonoras, dos acidentes, do consumo energético, entre outros malefícios.

As nossas regiões metropolitanas vêm apresentando sistemas de transporte desorganizados e deficientes, principalmente em virtude das ocupações desordenadas e usos indevidos do solo urbano, cujas regras e leis para combater tais ações não são cumpridas, assim como são ignoradas as normas federais, estaduais e municipais para a estruturação dos sistemas de transporte.


Para efeito comparativo, as metrópoles de Madri, Paris e Nova Iorque possuem sistemas de transporte públicos organizados e eficazes, baseados nos clássicos modos de transporte por trens urbanos, metrôs e ônibus. O sucesso do transporte público nessas cidades está relacionado à existência, em cada uma delas, de uma única autoridade metropolitana, responsável pelo planejamento geral da infra-estrutura de transporte, integração intermodal, definição de operações, controle do trânsito, integração tarifária etc.


No Brasil, a integração teve início com a reforma no sistema de transportes de Curitiba e Goiânia, em 1974, e o sistema de alimentação por ônibus do metrô de São Paulo, a partir de 1975. Os sistemas de transporte integrados por metrôs, trens urbanos, ônibus municipais e intermunicipais, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Campinas e noutras de portes médio e grande, surgiram durante as últimas duas décadas, mas são desorganizados institucionalmente e controlados por entidades diferentes, que muitas vezes não se entendem ou possuem objetivos conflitantes.


Fonte: JB Online.

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