terça-feira, 11 de maio de 2010

UM PASSEIO PELO IGARAPÉ DO TARUMÃ

Mediante passeio pela grande Bacia Hidrográfica do Igarapé do Tarumã, em um final de semana de abril, pude constatar o quanto é bela as paisagens naturais que compõem o cenário do conjunto de igarapés que formam as águas do Tarumã. É uma região que vem, a cada ano, sendo mais explorada em seus recursos naturais e castigada pelo avanço da civilização. Em uma região tão perto da área urbana da cidade, ainda é possível desfrutar do contato com a natureza.


O passeio começou no balneário “Praia Dourada”, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, onde é possível chegar de carro. Trata-se de um balneário antigo de Manaus, carente de uma boa reforma, mas que é compensada pelas águas escuras do grande Tarumã. De voadeira partimos para um passeio na bacia do Tarumã que, apesar de ser uma época de enchente, permitiu um refrescante banho nas praias de areias brancas existentes na redondeza.

Aproveitamos ainda para pescar, utilizando isca artificial. Foi possível pescar Tucunaré, Piranha e até o Apapá, uma espécie de escamas e de cor dourada.


Na hora do almoço, nada melhor do que comer um peixe regional preparado em um dos flutuantes existentes na redondeza, com cardápio de opções diversificadas, onde é possível comer um bom peixe preparado como caldeirada, frito, escabeche ou até assado de brasa.


Em resumo, a região do Igarapé do Tarumã é uma ótima opção de passeio e que merece todo o cuidado para que o seu uso não seja descontrolado, danoso, de forma que venhamos a tê-lo a cada dia mais prejudicado ambientalmente. Merece todo o cuidado.

Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Um comentário:

Registre aqui o seu comentário. Obrigado