segunda-feira, 21 de junho de 2010

UM PANORAMA DO METRÔ NO BRASIL

Confira abaixo um artigo divulgado no Jornal JB Online que mostra um panorama do Metrô no Brasil, transporte de massa que é considerado a melhor solução para as cidades, porém é caro na implantação e na operação, inviabilizando para muitas cidades em desenvolvimento.


Um Panorama do Metrô no Brasil


É assustador o aumento das perdas de tempo nos trânsitos de nossas médias e grandes cidades, a cada ano que passa, pelo excesso de veículos nas ruas. Um dado impressionante, fornecido pelo Denatran, é o tamanho da frota brasileira de automóveis, cerca de 33 milhões de unidades, com tendência de crescimento, face ao aumento da renda média dos brasileiros e dos baixos investimentos em transporte público, cujos resultados são os caóticos trânsitos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, entre outras.


A matéria ressalta que, até provarem em contrário, o metrô tem sido a melhor solução para o transporte de massa, visto que não disputa espaço com os automóveis e tem grande capacidade de transporte, apesar de ser caríssimo, tanto na implantação, quanto na operação, razão pela qual somente o mundo desenvolvido possui enormes redes de metrô e os países em desenvolvimento contabilizam poucas linhas. Mesmo assim, o metrô se tornou uma onda quase incontrolável no Brasil, no meio político, já que foi prometido como solução para as cidades, nas eleições municipais de 2008.


Hoje, existem cerca de 140 redes de metrô em todo o mundo, sendo que as duas maiores redes são a de Londres e de Nova Iorque, com cerca de 408 km de extensão, cada uma. Em seguida, podem ser citadas as grandes redes de Moscou (292 km), Tóquio (292 km), Seul (286 km), Madri (226 km) e Paris (212 km).


No Brasil, a cidade de São Paulo possui um metrô com apenas 61 km de extensão, mas considerado um dos mais eficientes, modernos e limpos do mundo. Entretanto, o governo paulista está implantando o mais ousado plano de expansão e melhoria de transporte público do país, com aplicação de grandes recursos para o aumento e modernização do metrô, que, em breve, passará a transportar muito além dos atuais 3,3 milhões de passageiros, diariamente.


Nas demais grandes cidades brasileiras, somente Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte possuem sistemas metroviários em operação. Salvador e Fortaleza estão com metrôs em implantação.

O metrô do Rio de Janeiro, cuja operação encontra-se sob concessão privada, transporta, atualmente, cerca de 550 mil passageiros por dia e, com a indicação da cidade como sede olímpica, espera receber grandes investimentos para sua expansão.


Na capital do país, o metrô, que é operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, possui 42,4 km de extensão e transporta cerca de 150 mil passageiros por dia. Existem planos para a expansão do sistema, mas há previsão de entrega de apenas uma estação em 2010.


Em Porto Alegre, existe somente uma linha de metrô, com 33,8 km de extensão, que é operada pela Trensurb, empresa do governo federal. Atualmente, com investimentos do PAC, essa linha está sendo expandida em mais 9,3 km, cuja previsão de conclusão é dezembro de 2011. Atualmente, o sistema transporta 170 mil passageiros por dia.


Os metrôs de Recife e Belo Horizonte, com 37,8 km e 28,2 km de extensão, respectivamente, são operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa do governo federal. Atualmente, Recife transporta 184 mil passageiros por dia e Belo Horizonte, 148 mil. O metrô de Recife vem recebendo investimentos do PAC e está sendo modernizado e ampliado, com previsão de conclusão para o final de 2010.


FONTE: JB Online FOTO: Olho Jandirense

Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado