sábado, 14 de agosto de 2010

SEMÁFOROS INTELIGENTES EM MANAUS


A Prefeitura Municipal de Manaus, dentro do Plano de Gestão de Trânsito 2010-2012 lançado recentemente, começou a substituir os conjuntos semafóricos existentes na cidade por novos equipamentos de controle de semáforos, denominados “semáforos inteligentes”. Os serviços de substituição estão acontecendo na área denominada pelo Plano de Gestão de Quadrilátero, compreendendo uma área delimitada pelas avenidas Constantino Nery, Darcy Vargas, Ephigênio Salles, Jornalista Umberto Calderaro, Paraíba e Boulevard Álvaro Maia.


Após a implantação do sistema, espera-se uma melhoria significativa no gerenciamento e na segurança do trânsito de Manaus, uma vez que câmaras de circuito fechado de TV para monitoramento do trânsito, painéis de mensagens e um sistema centralizado de semáforos serão implantados. Os novos equipamentos serão monitorados e controlados pelo CCO – Centro de Controle Operacional.


As câmaras serão instaladas em locais estratégicos da região do quadrilátero e serão interligadas ao CCO, permitindo um acompanhamento do tráfego dessa área, agilizando a solução de possíveis problemas detectados. Outros objetivos destacáveis das câmaras de TV é a busca de melhorias das condições do tráfego, a agilização da manutenção dos semáforos com acionamento de alarmes em caso de detecção de falhas nos equipamentos, a melhoria das condições ambientais e a redução do consumo de energia.


O Centro de Controle Operacional – CCO concentrará todas as formas de controle de tráfego, armazenando todas as informações, históricos de ações e gerenciamento de crises. Espera-se com a implantação do CCO atendimento e resposta rápida ao cidadão, com estrutura operacional e administrativa preparada para receber reclamações e sugestões, além de externar transparência e justificativas nas ações de fiscalização.


Próximo de alcançar a marca de meio milhão de veículos circulando pela cidade, Manaus ver na implantação dos Semáforos Inteligentes uma forma de melhorar o seu trânsito, permitindo que os cidadãos circulem pelas várias regiões de uma forma mais eficaz, segura, tranqüila e menos estressante, garantindo o direito de ir e vir de todos.



FONTE: Baseado no Plano de Gestão de Trânsito da PMM.

Acompanhe o blog do Claudemir pelo TWITTER

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado