segunda-feira, 23 de agosto de 2010

UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE TREINAMENTO

Neste domingo, 22/08, aconteceu em Manaus um evento de futsal realizado pela Confederação Brasileira de Futsal – CBFS. Em um desafio internacional, Brasil e Argentina realizaram uma partida na Arena Amadeu Teixeira, que ficou com seus assentos lotados, com mais de 10 mil torcedores empolgados com a presença da seleção canarinha, que venceu o duelo por 6X1.


Mas quero destacar que esse tipo de evento é uma ótima oportunidade para que se coloquem em prática treinamentos destinados aos serviços que envolveram a Copa do Mundo de 2014, como a organização e acesso às dependências internas da Arena, a Segurança Pública e, principalmente, o trânsito.


O jogo aconteceu às 9:00h da manhã e logo cedo já era grande o movimento de torcedores que vinham prestigiar essa partida de futebol. Inserido nesse contingente, fui de carro até o local e me deparei com vias próximas bastantes movimentadas, com saturação quase que completa em disponibilidade de estacionamento. Como na área estacionamento privado é inexistente, a maioria das pessoas pararam seus veículos em via pública.


Na procura por uma vaga, a figura do “flanelinha” é inevitável. Estão em todas (e ainda me entregam um papel indicando que os seus “serviços” de segurança do meu veículo irão custar R$ 5,00). E o que eu pude perceber é que a orientação deles entrava em conflito com as determinações firmadas pelo gerenciamento de trânsito organizado pela Prefeitura. Por pouco não fui multado. Enquanto fui orientado pelo flanelinha a estacionar em um local (sem qualquer tipo de sinalização que indique que seja proibido), tive que retornar pois observei a aproximação de um Agente de Trânsito solicitando a retirada de todos os veículos que já estavam, assim como eu, estacionando no local. Orientação é orientação, todos colaboraram e outro local teve que ser procurado. Mas pude constatar que o exercito de flanelinhas chegou a prejudicar a orientação dos Agentes de Trânsito, pois como são em maior quantidade, chegaram a orientar motoristas a estacionar em locais inadequados, que certamente não estava previsto como permissível. Esse é um assunto que precisa ser tratado com carinho e cuidado, pois todo um planejamento pode vir a ser prejudicado pela falta de comunicação.


A presença dos Agentes de Trânsito foi fundamental para a fluidez do acesso de chegada e saída das imediações da Arena Amadeu Teixeira, pelo menos foi o que pude constatar ao me deslocar no evento.


Observei também as condições de acessos ao interior da Arena. Ao chegar, policiais militares faziam a segurança, davam orientações e mantinham o local sob constante observação. Cheguei observar até policiais tirando fotos da torcida, creio que seja mais uma medida de segurança sendo aplicada.


Presenciei apenas um fato lamentável. Dois torcedores argentinos estavam circulando pelas arquibancadas e infelizmente alguns torcedores começaram a vaiar e um (que posteriormente foi “convidado” a sair da Arena pela segurança) chegou até ameaçá-los fisicamente. É um fato que não pode acontecer, pois já imaginou se todos os torcedores de outras países se sentirem ameaçados pela torcida? Parabéns a organização do evento que controlou a situação e proporcionou aos argentinos assistir a partida com segurança.


Esse tipo de evento, que possibilite a aglomeração de pessoas, deve ser realizado com mais freqüência na cidade, não só pela atração, mas por permitir que os órgãos realizem todo o treinamento possível visando a Copa de 2014.


Parabéns à Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado pela iniciativa.

Acompanhe o blog do Claudemir pelo TWITTER

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado