quinta-feira, 9 de setembro de 2010

BICICLETA SOCIAL

BICICLETA SOCIAL, por Luis Patricio, para o “Transporte Humano”.

Já existem vários sistemas de bicicleta de aluguel pelo Brasil e pelo mundo. Desde o mais famoso em Paris (VÉLIB) até os mais recentes como o que foi implantado no Rio de Janeiro e Blumenau (SAMBA). Pela grande popularidade nas cidades onde foi implantado e o crescente número de sistemas por todo mundo, já começaram a aparecer os primeiros avanços significativos na operação do sistema, resultado natural do amadurecimento desta nova modalidade de transporte.

Terminal do PedalUSP


No Brasil, estudantes da USP, desenvolveram o PedalUSP utilizando software livre. O diferencial é a utilização de um cartão eletrônico fazendo a liberação no próprio terminal em vez da ligação por celular para poder usar a bicicleta.


Em Nova Iorque surgiu algo mais inovador. Um sistema que dispensa os próprios terminais e bicicletários. No Sobi (Social Bicycle), a bicicleta pode ser deixada em qualquer lugar. Isso foi possível porque a própria trava e o terminal que controla e transmite os pedidos do usuário está embutido na bicicleta. Como isso necessita de energia para funcionar, já está sendo estudada uma forma de alimentar a bateria com a própria energia da pedalada.


SoBi


Apesar de ser um conceito relativamente novo em mobilidade, parece que as bicicletas de aluguel vieram para ficar. É claro que antes de pensar em algo do gênero é preciso criar um ambiente onde as pessoas de qualquer idade ou sexo poderiam encarar as ruas de bicicleta sem grandes riscos. Ainda não é o nosso caso…


FONTE: Transporte Humano.


Acompanhe o blog do Claudemir pelo TWITTER

http://twitter.com/blogdoclaudemir




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado