sábado, 27 de novembro de 2010

TEOTIHUACÁN: CIDADE DOS DEUSES

Sítio Arqueológico de TEOTIHUACÁN, Pirâmide do Sol.

Calçada dos Mortos, ou Rua dos Mortos, eixo central da cidade: 4km de comprimento por 45m de largura. Ao fundo, Pirâmide da Lua, onde é o início da rua.



Impressionante, maravilhoso, monumental, belo, espetacular. Difícil encontrar a palavra correta e mais justa para descrever o sítio arqueológico de TEOTIHUACAN. Essa cidade Pré-Colombiana eu tive a oportunidade de conhecer no dia 21 deste mês, um dia antes de meu retorno ao Brasil, que fechou com “chave de ouro” a minha passagem pelo México.


Teotihuacan, conforme pesquisa no Wikipédia, é um sítio arqueológico localizado a 40 km da Cidade do México e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987. Foi a maior cidade conhecida da época Pré-Colombiana na América e o nome Teotihuacan é também usado para referir a civilização desta cidade, que está localizada no que é hoje o município de San Juan Teotihuacán, ocupando uma área de 82,66 Km².


Considera-se que Totihuacan é a sede da civilização Clássica no Vale do México, período este que vai de 292 a.C. até ao ano 900. O primeiro povoado data do ano de 600 a.C. Ainda como base as informações contidas no Wikipédia, cerca do ano de 650 começou a sua decadência. O número de habitantes foi diminuindo, devido a fatores de ordem social e climática. Não se conhece muito bem a causa da sua decadência e posterior total destruição. Os historiadores pensam que talvez tenha acontecido uma invasão, ou que o solo se esgotou acabando assim os recursos agrícolas ou ainda, que simplesmente tenha havido uma má administração. A verdade é que com o declínio de Teotihuacan, outros centros que dela dependiam cultural e comercialmente entraram também por sua vez em declínio, como Monte Albán e inclusivamente a civilização Maia.


Para acessar o sítio arqueológico paga-se $ 51,00 pesos mexicanos, algo próximo de R$ 8,00 (oito reais) por pessoa. Um preço muito baixo pela grandiosidade do momento, oportunidade imperdível para qualquer cidadão que se aventura em conhecer os mistérios das civilizações antigas.


A Rua dos Mortos, ou Calçada dos Mortos, é o eixo central da cidade. Ela tem seu início no recinto da Pirâmide de Lua e termina num recinto chamado Cidadela, com um total de 4 Km de comprimento, por 45m de largura. Ao seu redor, encontram-se as duas principais construções: a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua.


A Pirâmide do Sol é a maior das pirâmides da cidade, sendo a segunda em tamanho de todo o México, apenas superada pela Pirâmide de Tepanapa de Cholula. Está orientada para o ponto exato onde o Sol se põe e tem 65m de altura. A Pirâmide da Lua, ainda que menor que a Pirâmide do Sol (possui 45m de altura), possui o seu vértice à mesma cota, pois está construída em terreno mais elevado.


Pirâmide do Sol: 65m de altura, 235 degraus totalmente irregulares.


Para subir os degraus da Pirâmide do Sol é preciso muita disposição e fôlego. Além de possuir degraus irregulares, possuí espelhos (altura de um piso para outro piso de um degrau) muito mais irregulares. Para se ter uma idéia, contei 235 degraus para se chegar ao topo da pirâmide. Tomando como referência a sua altura (65m), temos uma média de dimensão de espelho algo próximo de 28 cm, 10 cm a mais que um espelho considerado confortável para o ser humano. A inclinação era outro fator de grande esforço humano, variando algo entorno de 45 a 60 graus de inclinação.


Mas todo esforço valeu a pena. A aventura resultou em um dos cenários mais belos que já tive a oportunidade de presenciar. Quem for ao México, não pode deixar de visitar essa maravilha de construção da civilização antiga.



Para subir as escadarias da Pirâmide do Sol, muita disposição e fôlego .

Chegada ao topo da Pirâmide do Sol. Inclinações de no mínimo 45 graus.

Claudemir Andrade, Luis Soares, Thiago dos Anjos e Lourival Praia: brasileiros no topo da Pirâmide do Sol. Ao fundo, Pirâmide da Lua.

Claudemir Andrade no topo da Pirâmide do Sol. Ao fundo, Rua dos Mortos e Pirâmide da Lua.

FONTE DE PESQUISA: WIKIPÉDIA


Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado