quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

VALEU 2010, SEJA BEM VINDO 2011!

Faltam poucas horas para iniciar o ano de 2011. E neste momento que antecede o novo ano que se aproxima é importante parar um pouco e refletir, verificar o que de fato aconteceu durante o ano que termina: as conquistas, as derrotas, os momentos alegre e tristes, o trabalho, a família, os amigos e outros acontecimentos.

2010 foi um ano muito produtivo e de mudanças, principalmente no aspecto profissional. Comecei o ano na Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica – SEMTEC, órgão da Prefeitura de Manaus que atua na área da Tecnologia da Informação e em dois grandes projetos sociais: o Banco da Gente e o Bolsa Universidade. Na SEMTEC tive a oportunidade de trabalhar, desde 2009, com uma equipe bastante multidisciplinar, formada pelo então secretário municipal Sidney Leite. Pude participar do planejamento estratégico de seleção de novos bolsistas para o Bolsa Universidade, que neste momento iniciava um novo processo seletivo. Foi uma experiência nova, em um dos programas que considero dos mais relevantes e significativos, pois envolve a educação da população menos favorecida financeiramente. Minha missão na SEMTEC durou 15 meses, pois a partir de abril uma nova fase se iniciou.

Em abril comecei minhas atividades na Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF, órgão no qual chegava por meio de convite do Eraldo Bandeira, devidamente aceito pelo secretário Américo Gorayeb. A partir deste momento me foi dada a oportunidade de trabalhar em um órgão de grande importância para a administração pública, uma vez que trata das grandes obras para a cidade. Passei a conhecer e a contribuir para projetos de mobilidade urbana, como o Plano de Gestão de Trânsito 2010-2012 e Projeto Binário, Projeto do Bus Rapid Transit – BRT Manaus, do Aquário Municipal e outros. Passei a integrar como membro da SEMINF, a Comissão Executiva de Planejamento e Gestão de Projetos – Manaus Sede da Copa do Mundo de 2014 e, em agosto, me foi designado a missão de coordenar o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus – PROURBIS, unidade onde me encontro atualmente.

Ser Coordenador Executivo do PROURBIS é um desafio grandioso, uma vez que se trata de um programa abrangente e de grande importância para a cidade, com ações voltadas para proporcionar infraestrutura urbana, ambiental e social em um território precário de Manaus, nas comunidades de Jorge Teixeira III, João Paulo, Arthur Virgílio e Bairro Novo. Em síntese, estar fazendo parte da equipe da SEMINF é um desafio específico, gratificante para qualquer profissional.

2010 também foi um ano de experiências além dos limites manauaras. Participei em vários momentos em reuniões em Brasília para tratar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID assuntos relativos ao PROURBIS; participei como palestrante do Brazil World Cup Transportation Congress na cidade de São Paulo, onde tive a oportunidade de apresentar o projeto da Prefeitura de Manaus para o sistema BRT-Manaus; participei da Visita Técnica a cidade de Curitiba/PR, no qual integrei um grupo da SEMINF que analisou as experiências da cidade no planejamento urbano e no sistema de transporte público, considerados modelos mundiais; participei também na cidade de São Paulo do Seminário A Experiência do BID em Reassentamentos Involuntários no Brasil, com o apoio do governo paulista; e, finalizando, tive o privilégio de participar do Curso de Curta Duração denominado Gestão Integral de Desenvolvimento Econômico Territorial, na Cidade do México, evento este oferecido pelo BID e que contou com a participação de técnicos de várias nacionalidades da América Latina e Caribe.

Na esfera educacional, 2010 foi um ano de continuidade no ensino superior, onde continuei desempenhando a minha função de professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA, ministrando as disciplinas de Infraestrutura Urbana, Desenho Arquitetônico, Introdução ao Projeto e Computação Gráfica. Já como aluno, também foi um ano de progresso, onde concluir vários módulos da pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS e Gestão Ambiental – GA, onde este último tive a felicidade de concluir neste final de ano, me tornando um especialista em Gestão Urbana.

Que venha 2011 com seus desafios. O empenho e a dedicação pessoal serão com certeza iguais ou superiores ao ano que se encerra.


Acompanhe o blog pelo twitter,

http://twitter.com/blogdoclaudemir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado