terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ÁGUA: UM LÍQUIDO ESSENCIAL PARA A HUMANIDADE

O planeta Terra tem muita água. Mas só uma pequena parte (e muita pequena mesmo) é própria para o consumo da humanidade. O grande desafio do presente é como usá-la corretamente para que não falte para as gerações futuras.


Aprendemos que a quantidade de água na Terra corresponde a 70% da superfície terrestre. Mas é um líquido que, apesar de abundante, muitas pessoas já não possuem acesso tão facilmente, pois a cada ano que passa ela fica mais imprópria para o consumo. E como ela é um líquido essencial para a sobrevivência do ser humano, vem se tornando um líquido precioso e muitas vezes caro. Essa abundancia é garantida pelo seu ciclo de renovação, podendo ser afirmado que a água no planeta nunca vai acabar.


O grande problema da humanidade é que a água doce apropriada para o consumo humano corresponde apenas a 2,5% do total da água disponível no planeta. Desse total, menos de 0,5% da água doce está acessível ao homem e, para complicar a situação, encontra-se distribuída de forma desequilibrada. Enquanto que o Brasil esbanja água, há países que possuem grande dificuldade de disponibilizar água potável para a sua população, como os países africanos.


O Brasil possui 12% de toda a água superficial do planeta, onde 70% desse total encontram-se na Bacia Amazônica, região pouca habitada do país. Já 6% desse total encontram-se na região Sudeste onde, ao contrário do Norte, é uma área densamente povoada. É o desequilíbrio brasileiro em suas regiões.


Uma revista de circulação semanal fez um comparativo que destaca a importância e o cuidado com o líquido mais precioso da Terra:


“Se toda a água do planeta fosse representada por

200 litros,...

...195 litros seriam de água salgada...

...e apenas 5 litros seriam de água doce.

Mas, como a maior parte da água doce está nas geleiras ou em depósitos subterrâneos de difícil acesso, a humanidade tem a sua disposição para consumo apenas o equivalente a...

...20 mililitros de água.”

FONTE: VEJA



Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado