domingo, 20 de março de 2011

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO PARTICIPAM DO PROURBIS



Do site da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF.

Cerca de 20 universitários do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Manaus CEULM/ULBRA estão envolvidos no projeto do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus - PROURBIS para regularizar habitações nas comunidades inseridas no programa. A intenção é legalizar os imóveis emitindo o certificado de habite-se.
A certidão do Habite-se é um documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo-se as exigências mínimas estabelecidas para a sua boa habitabilidade, conforme princípios do Plano Diretor da cidade.

No total, a princípio, 21 moradias deverão ser atendidas. As casas selecionadas pelo projeto devem obedecer alguns critérios mínimos como: possuir apenas um pavimento, ser de alvenaria, não ser mista (comércio e residência) e estar com as paredes embuçadas.

Os estagiários do curso de Arquitetura e Urbanismo envolvidos iniciaram as atividades na manhã de quarta-feira (16), em reunião na Sede do PROURBIS, com a apresentação do programa pelos arquitetos responsáveis, sorteio das casas que irão trabalhar, divisão de trabalhos e distribuição do uniforme.

Nas moradias os estagiários deverão fazer o levantamento do imóvel tirando suas medições, elaborando posteriormente a sua planta-baixa, cortes, fachadas, planta de localização e situação e ainda o levantamento fotográfico.

Nos dias 17, 18 e 19 de março os estagiários foram acompanhados pela equipe técnica do PROURBIS para o início das atividades em campo. Os estudantes atuarão nesta primeira fase do projeto nas comunidades de Jorge Teixeira III e João Paulo.

Segundo o Coordenar Executivo do PROURBIS, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, o Estágio Supervisionado além de servir como aprendizado para os alunos será um beneficio para os moradores do local. “Com o Habite-se o morador terá o seu imóvel valorizado, além de possuir registro de imóvel”.

Os trabalhos com os estagiários deverão ser realizados num período de quatro meses, tempo em que dura o período letivo da disciplina de Estágio Supervisionado da ULBRA. O prazo de entrega do habite-se para os moradores é até no máximo julho de 2011, onde será realizado um evento que reunirá todos os envolvidos no trabalho e os comunitários.

Esta é uma parceria inédita entre a Prefeitura, a Ulbra e as comunidades do PROURBIS, onde se pretende renovar a cada semestre, com novas turmas de estagiários, sempre sobre a orientação da equipe técnica do programa e dos professores orientadores da ULBRA.


FONTE: SEMINF/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO



Acompanhe o blog pelo twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado