quinta-feira, 17 de março de 2011

GOVERNO DO AMAZONAS VAI CONSTRUIR PROJETO DE OSCAR NIEMEYER

Do Portal do Governo do Estado do Amazonas.

O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou nesta quinta-feira, dia 17 de março, que vai executar o projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer, denominado Memorial Encontro das Águas. O local, projetado para uma área às margens do rio Negro, em frente ao encontro das Águas, na zona Leste, será utilizado para a instalação do Fan Park, um dos itens do caderno de encargos assumido pelo Governo do Estado com a Fifa para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Manaus.

“O prefeito Amazonino Mendes está nos cedendo a área e eu também estou solicitando o projeto do Niemeyer feito lá atrás pelo ex-prefeito Serafim Corrêa”, disse Omar. Segundo ele, usar o projeto de Niemeyer para o Fan Park será bastante conveniente, uma vez que o Governo do Estado não precisará pagar por um novo. “Tendo um projeto feito pelo renomado Niemeyer na gaveta eu não vou contratar um projeto só para ter a cara do Omar. Não tem que ter a cara do Omar tem que ter a cara do Amazonas”.

O projeto do Memorial Encontro das Águas custou cerca de R$ 600 mil e foi concebido em 2005, na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, mas não chegou a sair do papel. Consiste em um conjunto arquitetônico no topo de uma encosta denominado Mirante da Embratel, considerada a melhor vista da cidade para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. A parte superior do mirante é composta por um grande pavilhão em forma de oca destinado à exposição de espécies aquáticas da região amazônica, denominado “Memorial das Águas”, e no pavimento subsolo está projetado um mirante-restaurante, incrustado na rocha a uma altura de 40 metros, com vista panorâmica para o encontro das águas.

Fan Parks são espaços oficiais da Fifa nas cidades sedes, onde os torcedores que não conseguem comprar ingressos para o estádio podem acompanhar os jogos e fazer a festa das torcidas. O nome deriva da expressão fanático (no caso por futebol).

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, a ideia é construir o projeto de Niemeyer e, durante a Copa, adequá-lo com estrutura provisória para o Fan Park, com palco, telões e infraestrutura para que o torcedor possa acompanhar os jogos da Copa em clima de festa, com shows musicais e outras atividades de lazer. Ele disse que aguarda receber o projeto da Prefeitura para encaminhá-lo à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), responsável pelas obras da Copa.

“Encerrados os jogos, o espaço permanecerá como um parque público, um espaço de contemplação, com mirante, restaurante e toda uma estrutura disponibilizada para turistas e a população da cidade que desejarem contemplar o encontro das águas do alto da vista panorâmica mais privilegiada da cidade”, destacou Capobiango.

FONTE: PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS.

Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado