sábado, 2 de julho de 2011

3º FÓRUM DAS CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO 2014

Cuiabá sediou esta semana, no Hotel Deville, o 3º Fórum das Cidades-Sede da Copa do Mundo Fifa 2014, evento que reúne representantes de prefeituras e governos estaduais para troca de experiências e definição de ações conjuntas nessa fase de preparação do Mundial.

 Eraldo Bandeira e Claudemir Andrade, da Prefeitura de Manaus, e Eraldo Boechat, do Governo do Amazonas.

O Fórum começou na quinta-feira, 30/06, às 8h30, com o Workshop "Host City Program" (Programa das Cidades Sede), que contou com a participação de consultores alemães para apresentar as experiências com os Mundiais de 2006 e 2010 e os desafios da gestão complexa na organização de grandes eventos. Esses profissionais organizaram a Copa da Alemanha e também prestaram consultoria no Mundial da África do Sul.

 Henriette Wagerle, consultora GIZ, no Workshop "Host City Program".

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), Eder Moraes, que enfatizou o fato de Cuiabá estar cumprindo com a realização das obras de infraestrutura, e agora estar inserida no contexto das discussões sobre a copa. “Espero que daqui saiam sugestões para o fortalecimento de trabalharmos em união de uma forma mais produtiva, para conduzirmos os trabalhos pelo país visando a copa de 2014”, ressaltou.

Na sexta-feira, 01/07, às 8h30, último dia do evento, os participantes discutiram Fan Fest, sistemas de gerenciamento de projetos utilizados pelas sedes, certificação LEED, programa de voluntariado, centro de comando e controle de segurança pública, entre outros. Paralelamente ao Fórum, foi realizado o 1º Seminário de Comunicação das Cidades-Sede, com objetivo de aperfeiçoar o trabalho de assessoria de imprensa e discutir a criação de um portal integrado de informações sobre a Copa do Mundo de 2014.

 Gestores da Cidade-Sede de Cuiabá, comandam como anfitriões o Fórum.

O último encontro entre os representantes das 12 cidades-sede foi realizado há três meses, em Belo Horizonte (MG), onde foram discutidas questões ligadas às obras estruturantes (arena, mobilidade urbana, portos, aeroportos, hotelaria, entre outras) e o alinhamento do discurso com a FIFA, o Comitê Organizador Local (COL) e o Governo Federal. Além de Cuiabá e Manaus, houve a participação de representantes das cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Fortaleza e Salvador.

Representando Manaus como Cidade-Sede, participou do evento o presidente da Comissão Executiva de Projetos para a Copa de 2014 da Prefeitura de Manaus, Eraldo Bandeira, que explicou a importância do encontro. “Aqui estão as pessoas responsáveis pelo andamento das obras em todas as cidades-sede, assim podemos conversar e realmente saber como andam os trabalhos nas outras capitais”, esclareceu. Juntamente com Eraldo Bandeira, participaram do Fórum o arquiteto e urbanista e membro da comissão municipal, Claudemir Andrade, e o representante do Governo do Amazonas, Coordenador Executivo da UGP-Copa, Eraldo Boechat.



FONTE: AGECOPA/SECOM-PMM



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado