quarta-feira, 6 de julho de 2011

COPA 2014: LEGADO SOCIAL E AMBIENTAL SERÁ DISCUTIDO EM MANAUS



BID TRARÁ PARA MANAUS REPRESENTANTES DE PAÍSES QUE JÁ REALIZARAM MUNDIAIS DE COPA DO MUNDO.

O Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno e a Presidente Dilma Rousseff tiveram dia 28/06 o primeiro encontro oficial para tratar do apoio do BID à agenda brasileira.

O Banco deverá focar sua carteira em municípios da Região Nordeste que fazem parte do Plano Brasil sem Miséria, apoiando a redes de serviços sociais e contribuindo com instrumentos de medição de impacto dos programas sociais realizados. Além disso, poderá levar a tecnologia social e experiências brasileiras de redução da pobreza adotadas nos últimos anos a outros países da América Latina e Caribe, promovendo a cooperação sul-sul.

Quanto à integração regional, foi ressaltado o papel do Banco na preparação de projetos de infraestrutura no marco da Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana, (IIRSA) e da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), explorando oportunidades de coordenação com o BNDES.

O Governo Brasileiro sinalizou também a importância do trabalho do BID junto às cidades-sede da Copa, na perspectiva de uma Copa sustentável. O Banco deve investir até 2014 cerca de US$ 6 bilhões em projetos de infraestrutura nestas cidades.

“Temos uma excelente cooperação com o Ministério dos Esportes com iniciativas nas 12 cidades-sede. Em setembro levaremos a Manaus, representantes de países que já realizaram mundiais, para desenvolver propostas voltadas ao legado social e ambiental de grandes eventos esportivos”, disse Moreno. O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, participou da reunião.

Foram discutidos ainda temas como inclusão digital e gestão da competitividade. No tocante a uma agenda de conectividade, inovação, ciência e tecnologia, o Banco deverá cooperar com o Ministério das Comunicações com projetos relacionados à fibra ótica, banda larga, e infraestrutura para telecomunicações.


Fonte: Site BID.



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado