sábado, 30 de julho de 2011

COPA DE 2014: TURISTAS APONTAM INTERESSE NA AMAZÔNIA


Do site Portal da Amazônia.


Pesquisa encomendada pela FIFA e divulgada durante exposição das cidades-sede, que antecedeu o Sorteio das Eliminatórias da Copa de 2014, nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, apontou a Amazônia como o assunto que mais interessa aos turistas em relação à Copa do Mundo no Brasil, seguida do Pantanal. O sorteio das Eliminatórias aconteceu neste sábado (30), às 15h (hora Brasília), na capital carioca.

O coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa) do Governo do Amazonas, Miguel Capobiango Neto, que disse trabalha a ideia de Manaus ser a capital da Copa Verde e da sustentabilidade. Segundo ele, o Mundial de Futebol será uma grande oportunidade de divulgar a cidade e o Estado do Amazonas para o mundo inteiro e, assim, impulsionar, não apenas o turismo, mas também o setor de negócios.

“A Copa vai nos dar a oportunidade de mostramos o Amazonas e todas as suas belezas que encantam o mundo, mas também que toda essa natureza vive em harmonia com um polo industrial pujante”, afirma Capobiango. Para o coordenador será uma grande oportunidade de o mundo saber, por exemplo, que a Zona Franca de Manaus é que permite manter a floresta em pé.

Para o ministro dos Esportes, Orlando Silva, a sustentabilidade será a principal marca da Copa do Brasil. “O mundo inteiro esta interessado em conhecer e saber o que é a Amazônia Brasileira. Eu espero que Manaus dê um show em 2014 para todos compreendam o nosso compromisso com a sustentabilidade, que é a marca que queremos passar na Copa de 2014”. O ministro também ressaltou que tem recebido boas notícias sobre a obra da Arena da Amazônia. “Tem tempo que não vou a Manaus, mas tenho boas notícias sobre a evolução dos trabalhos na Arena da Amazônia”, destacou Orlando Silva, que esteve em Manaus no final de fevereiro deste ano, quando visitou as obras da Arena.

Para o diretor de Comunicação da Fifa, Nicolas Maingot, a diversidade regional do Brasil será um dos maiores atrativos da Copa de 2014. “É muito bom para a FIFA que uma Copa do mundo quando chega num país se espalhe pelas regiões mais variadas possíveis. A Copa não é um evento só para os fãs de futebol, mas para quem quer conhecer novas culturas, a culinária, o folclore e as belezas naturais e isso o Amazonas tem de sobra”, frisou Nicolas.

Um pouco do que a cidade de Manaus vai ter para mostrar foi apresentada no estande reservado a Manaus durante o primeiro dia de programação do sorteio das Eliminatórias da Copa 2014, na Marina da Glória. O estande foi um dos mais visitados por jornalistas nacionais e da imprensa estrangeira.

O destaque ficou para os souvenires distribuídos aos visitantes, uma réplica do muiraquitã, amuleto que na mitologia indígena traz sorte para quem o utiliza e um folder que mostra a preparação de Manaus para a Copa, acompanhado de uma caneta com leitor óptico que traduz material impresso em cinco idiomas. O produto é desenvolvido na Zona Franca de Manaus. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur) também distribuiu aos visitantes do estande um vídeo e um guia sobre atrações turísticas do Estado.

O Sorteio das Eliminatórias reuniu cerca de 2.500 pessoas, entre dirigentes de confederações, executivos da FIFA, autoridades políticas e gestores de projetos. Um grupo de 600 jornalistas de todo o mundo para acompanhar a definição das chaves dos times nesta fase inicial do Mundial.

As eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA no Brasil terão 824 partidas, que correspondem a 74.160 minutos de bola rolando para definir 31 países participantes do torneio. Como país-sede o Brasil já esta classificado e não participa da competição.


FONTE:Portal Amazônia


Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado