quinta-feira, 21 de julho de 2011

MOVIMENTO "PEDALA MANAUS"


Do site D24am.

Duas vezes por semana, duzentas pessoas se reúnem em uma ação que ilumina ruas da capital amazonense com pequenas luzes vermelhas. São centenas de ciclistas que integram o movimento ‘Pedala Manaus’. O projeto, que começou com quatro amigos e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), une ideais como consciência ambiental, lazer e valorização da atividade física.

Um dos responsáveis pela criação do movimento, o designer Juliano Macanoni, de 35 anos, diz que a iniciativa vai além do esporte. “O nosso principal foco sempre foi divulgar a bicicleta como alternativa de transporte. Andar de bicicleta é saudável para o usuário e para o meio ambiente, e ainda evita o trânsito caótico de Manaus”, defende. A prova da multiplicação dessa consciência reflete no número de participantes que aumenta a cada semana.

De acordo com Macanoni, o grupo contabilizava apenas 30 ciclistas em janeiro deste ano. Hoje, o movimento conta com a participação de 200 pessoas que se encontram em todas as terças e quintas-feiras. “Acredito que a maior razão do nosso sucesso é a divulgação do esporte na Internet. O número de agregados aumentou bastante assim que criamos o blog do movimento”, lembra.

Para participar do grupo, é preciso apenas ter uma bicicleta, usar capacete e ter equipamentos de sinalização, entre eles os adesivos luminosos citados no início da matéria.

Para o futuro, o movimento pretende aumentar o número de adeptos do ciclismo e implementar um sistema básico de ciclovia na cidade de Manaus. “Um projeto já foi realizado e encaminhado para a Prefeitura de Manaus. Agora esperamos uma resposta oficial do Executivo Municipal”, diz Macanoni.

O movimento está aberto a novos integrantes que buscam aventura e lazer sobre duas rodas. Quem estiver interessado em participar do ‘Pedala Manaus’ basta ir ao Parque dos Bilhares, localizado na Av. Djalma Batista, zona Centro-Sul da capital, por volta das 20h, todas as terças e quintas. De lá, os atletas, profissionais ou não, iniciam o percurso em prol de uma vida melhor, cuidando do corpo e do meio ambiente.

Fonte: D24am



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado