segunda-feira, 11 de julho de 2011

WORLD CUP 2014: SUSTAINABILITY AND LEGACY


 

Copa do Mundo 2014: Sustentabilidade e Legado

 

Do site oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 

A Copa do Mundo de 2014 representa uma oportunidade única para o Brasil maximizar o impacto econômico, ambiental, benefícios sociais e culturais, muito além do evento em si, e definir a sua sustentabilidade no centro das atividades das cidades-sede.


O Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e o Ministério do Esporte estão organizando o Seminário Internacional Copa do Mundo 2014: Sustentabilidade e Legado, que abordará as oportunidades e desafios de uma "Copa Sustentável". Este evento oferece uma plataforma para apresentar e trocar idéias sobre casos de sucesso nas áreas de proteção ambiental e sustentabilidade em relação a grandes eventos esportivos. Os participantes terão a oportunidade de aprender com as experiências e melhores práticas internacionais e discutir com especialistas sobre soluções inovadoras e sua aplicação.

Participantes convidados, entre outros:
Orlando Silva, Ministro do Esporte
Luis Alberto Moreno, presidente do BID
Ministério das Cidades
Ministério do Meio Ambiente
Omar Aziz, governador do Estado do Amazonas
Amazonino Mendes, prefeito de Manaus
Representante da FIFA 

Quem vai participar?
Autoridades governamentais em nível federal, estadual, municipal e local, comissões organizadoras responsáveis pela organização da Copa do Mundo de 2014, representantes de cidades-sede anteriores, os membros da Câmara Nacional Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os membros das Câmaras Temáticas do Meio Ambiente e Sustentabilidade em Cidades-Sede; representantes de organizações e empresas do setor privado selecionados por sua contribuição nas áreas temáticas, representantes da comunidade acadêmica e agências de cooperação internacional.

Questões-chave a serem discutidas:

A importância e os impactos da Copa de 2014 para o Brasil:
- A Copa como catalisadora para o desenvolvimento sustentável e investimentos de infra-estrutura.
- Legados do evento para o Brasil e como estes irão impactar em seus cidadãos. 

Lições de casos e melhores práticas internacionais sobre questões ambientais:
- Apresentação e análise das soluções adotadas em casos concretos que se tornaram referências internacionais para promover a inovação e as lições aprendidas a partir de casos concretos, como Coréia do Sul, Alemanha, Barcelona e África do Sul.

O que o Brasil está planejando?
Apresentação de ações de sustentabilidade e diretrizes já desenvolvidas pelas autoridades brasileiras para a Copa de 2014.

Setores-chave:
- Explorando abordagens inovadoras e soluções que podem ampliar os efeitos das iniciativas previstas nas áreas de mobilidade, gestão, eficiência energética, resíduos sólidos e emissões.
- Um legado duradouro para as cidades: Como grandes eventos têm servido de gatilhos para a renovação urbana sustentável e fortaleceram a participação dos cidadãos nos casos de Londres e Barcelona.

O World Cup 2014: Sustainability and Legacy é uma organização do Ministério do Esporte e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em cooperação com a Prefeitura de Manaus, Governo do Estado do Amazonas, Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente e Fundo de Participação Coreano para o Conhecimento – KPK.


World Cup 2014: Sustainability and Legacy
Data: 28 e 29 de setembro de 2011
Hora: 8:00
Lugar: Manaus, Amazonas, Brasil




Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado