quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SINALIZAÇÃO DE ADVERTÊNCIA PARA AS OBRAS DE MANUTENÇÃO DA AM-010


A cada mês utilizo pelo menos uma vez a AM-010, rodovia que liga Manaus ao município de Itacoatiara, no Estado do Amazonas, para me deslocar até a pequena cidade de Rio Preto da Eva. Até a pequena cidade é um percurso de aproximadamente 75 km em via de mão dupla, sem canteiro central e sem acostamentos. Se eu não estiver errado, por ser uma via intermunicipal, a mesma é administrada e mantida pelo Governo Estadual.

Neste último final de semana me deparei com vários trechos em obras de pavimentação. Iniciativa excelente, pois alguns trechos da via já estavam em estado bastante avançado de danos em sua pavimentação, apresentando buracos que dificultavam e colocavam em risco os condutores de veículos que da via se utilizam para o seu deslocamento. Por ser uma via bastante utilizada na região, é comum a ocorrência de acidentes de trânsito, alguns dos quais decorrentes da imprudência de alguns motoristas, mas também do estado de manutenção da mesma.

Os serviços em execução são exclusivos de recuperação da camada de asfalto da via, que percorre vários quilômetros, em trechos não contínuos. Como já disse um serviço essencial.

No entanto, percebi a ausência em sua totalidade de SINALIZAÇÃO DE ADVERTÊNCIA aos motoristas, informando que o trecho encontrava-se em obras. Além de não encontrar um único trabalhador (tudo bem que era um domingo), não visualizei uma única placa de sinalização informando que o trecho no qual percorria estava em obra. Esse item é fundamental para manter a segurança dos condutores, uma vez que a via em manutenção estava sem a camada de asfalto, apenas em saibro.

Geralmente a velocidade média dos veículos em rodovias é maior que a média em áreas urbanas, ocasionada pela pista livre de congestionamentos e de outros veículos. Desta forma, sinalização é fundamental para a boa segurança de todos.

Atenção DETRAN/AM, Secretaria Estadual de Infraestrutura – SEINF, Secretaria da Região Metropolitana de Manaus, ou outro órgão ou empresa que seja a responsável pelas obras de manutenção da via: Vamos sinalizar as obras de pavimentação da Am-010. Para o bem do tráfego de veículos, para o bem e segurança dos condutores. A vida agradece.




Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado