sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PONTE SOBRE O RIO NEGRO COM INAUGURAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE MANAUS


Publicado no site acritica.com:

O Governo do Amazonas está executando, desde o dia 1º de setembro, a segunda etapa de asfaltamento da ponte sobre o Rio Negro. Esta é uma das últimas fases para a conclusão do empreendimento, confirmado para ser entregue à população amazonense no dia 24 de outubro deste ano.

Conforme o cronograma da obra, até o próximo domingo (11), a extensão de 3.595 metros da ponte estará pavimentada por uma camada asfáltica de sete centímetros de espessura. O titular da Secretaria de Estado de Região Metropolitana (SRMM) informou que as últimas etapas para conclusão do empreendimento serão a de iluminação seguida da sinalização horizontal e vertical da ponte. Esses serviços estarão prontos até a primeira quinzena de outubro.

Além do asfaltamento da ponte, a pavimentação segue por mais pelo menos cinco quilômetros de pista, na margem direita do empreendimento, trecho compreendido entre o término da ponte até a AM-070 (Manaus-Manacapuru).

AM-070

Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), o Governo do Estado também já concluiu o Projeto Executivo para duplicação da AM-070. O projeto agora seguirá para a Comissão Geral de Licitação (CGL) para concorrência pública que vai escolher a empresa que executará a obra, orçada em R$ 200 milhões.

O Projeto Executivo prevê a duplicação da pista desde a ponte sobre o rio Negro até a entrada de Novo Airão. Desse município até Manacapuru essa duplicação já foi feita. Segundo informou a secretária de Estado de Infraestrutura o projeto prevê a construção de duas pistas com 7,10 m de largura, com acostamento e drenagem de 2,30 m para cada lado, em uma largura total de 18,80 m e extensão total de 78 quilômetros.

Também está prevista a realização de obras de restauração com pintura e jateamento das pontes, a remoção e construção de guarda-corpo e a duplicação das pontes sobre o rio Miriti e o rio Ariaú, bem como a pavimentação da nova pista duplicada. A obra será completa, com base e sub-base, imprimação e asfaltamento. Em alguns trechos também será construída uma ciclovia. Está orçada, ainda, a iluminação de toda a extensão da rodovia.

O projeto foi pensado para atender não apenas ao fluxo de veículos que deve aumentar após a inauguração da ponte sobre o Rio Negro, em direção ao Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, como também ao grande contingente de carga e de passageiros advindos dos municípios vizinhos, como Anamã, Anori, Codajás e Coari dentre outros, que farão de Manacapuru o portão de entrada e saída de Manaus.

O Governo do Estado mantém, ainda, um contrato de manutenção para garantir a trafegabilidade na AM-070 e a segurança dos motoristas que dela se utilizam. Esse contrato prevê a manutenção das três rodovias: a AM-070; a Carlos Braga, que dá acesso a sede do município de Iranduba; e a de Novo Airão.




Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado