segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PONTE RIO NEGRO É INAUGURADA

 
Do site Portal Amazônia.

Uma breve cerimônia inaugurou, na manhã desta segunda-feira (24), a segunda maior ponte estaiada do Mundo, a Ponte Rio Negro, localizada em Manaus, Estado do Amazonas. Durante a série de discursos da cerimônia, a presidente da República Dilma Rousseff assinou os “presentes” prometidos para o aniversário de 342 anos da capital: a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, estendidos para toda a Região Metropolitana.

O primeiro a discursar na solenidade foi o prefeito do município de Iranduba, Nonato Lopes. Ele destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade e, ao final da exposição, entregou peças de cerâmicas pintadas com desenhos do Encontro das Águas e da ponte à presidente Dilma e ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Em seguida, foi a vez do senador Eduardo Braga tomar a palavra na cerimônia. Em poucos minutos, ele relembrou os desafios do início da obra e fez questão de enfatizar os benefícios que a estrutura trará para toda a região.


O governador do Amazonas, Omar Aziz, foi o terceiro a discursar. O chefe do Estado disse que a inauguração da ponte representava o resultado do trabalho dele, ainda como vice-governador, além dos esforços de Eduardo Braga, do ex-presidente Lula e da atual presidente, Dilma Rousseff.

Para Omar, a ponte vai ser a porta de entrada para o desenvolvimento de várias comunidades até então pouco atendidas. “Essa obra é mais do que a travessia de carros”, disse ele, ressaltando os benefícios também para o escoamento da produção de cidades como Iranduba e Novo Airão. “E a presidente Dilma nos dará mais surpresa para o desenvolvimento do Amazonas”, adiantou ele.

E as surpresas vieram logo em seguida. Após o discurso do governador, a presidente assinou proposta de Emenda Constitucional que estende a Zona Franca para a Região Metropolitana de Manaus, prorrogando o benefício por mais meio século. “Prorrogamos devido à certeza que o Brasil tem na importância do desenvolvimento sustentável”, declarou ela.

Ainda durante a participação da presidente do evento, Dilma relembrou as viagens feita à capital desde a posse. Em visitas anteriores à Manaus, ela lançou a campanha de combate ao Câncer de Mama e assinou o projeto ‘Bolsa Verde’. Sobre o aniversário da cidade, ela disse: “Essa ponte é, de fato, um monumento à altura dos 342 anos de Manaus”.

O ex-presidente Lula também falou durante a cerimônia. Ele declarou que pediu para estar na inauguração. “Eu queria vir porque sei do esforço e do sacrifício para construir essa ponte, que muita gente não acreditou”.


FONTE: portalamazonia.com


Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado