sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEVERIANO MÁRIO PORTO: PROFESSOR EMÉRITO DA UFAM


Publicado no Portal G1.

A Universidade Federal do Amazonas - UFAM concedeu, na noite da segunda-feira dia 17, o título honorífico de Professor Emérito ao docente aposentado Severiano Mário Porto, arquiteto brasileiro pioneiro em obras na região amazônica, reconhecido nacional e internacionalmente, além de ser considerado um dos mais importantes do final do século XX, ao lado de Oscar Niemeyer.

Na sessão solene de outorga, Severiano, de 83 anos, foi representado pela neta Paula Carneiro Porto, de 23 anos. "Estou nervosa há dias", disse ela, a respeito da emoção e responsabilidade de receber, pela primeira vez, um diploma em nome do avô. Segundo Paula, o arquiteto não está em boas condições de saúde e fica sob os cuidados da família, em Niterói (RJ).

A relação de Paula com o avô não se dá somente por conta do parentesco. Ela é aluna do 7º período arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF), e agora conhece bem as obras de Severiano. "São quase duzentas [obras], no total. Só uma menor parte não chegou a ser construída", disse.

A outorga do título a Severiano Porto foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFAM, em reunião ordinária realizada no dia 25 de Fevereiro, por indicação da Faculdade de Tecnologia (FT). São agraciados com o título os docentes do quadro efetivo, aposentados da UFAM que tenham alcançado destaque no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Entre as obras assinadas por ele em Manaus, destacam-se a sede da Petrobrás (1969), o Estádio Vivaldo Lima (1970), a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (1971), o campus da UFAM (1973) e o Centro de Proteção Ambiental de Balbina (1983).

Em 2003, o arquiteto recebeu o título professor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).


FONTE: G1



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado