quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DÉFICIT HABITACIONAL NO AMAZONAS: REDUÇÃO DE 50% ATÉ 2013.



Publicado no Portal Amazônia:

Faltam 77 mil moradias no Amazonas, segundo números da Superintendência Estadual de Habitação - SUHAB. Para reverter esse quadro, o Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (30), a construção de 30 mil casas dentro dos próximos dois anos. As unidades habitacionais serão resultados de programas como o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O anunciou foi feito pelo governador Omar Aziz, que declarou já estarem prontas cerca de 5 mil unidades do Programa Minha Casa Minha Vida e de projetos estaduais. Elas seriam entregues entre dezembro e o primeiro semestre de 2012. Segundo ele, o Amazonas possui o maior projeto habitacional do Minha Casa, Minha Vida do Brasil, com cerca de 9 mil unidades sendo construídas somente em Manaus.

Sobre a entrega das unidades concluídas, Omar declarou que inauguração dessas obras depende apenas da agenda da presidenta Dilma Rousseff. Ela deve participar, por exemplo, da entrega do conjunto de casas e apartamentos do bairro Santa Etelvina, zona Norte da capital.

Omar Aziz afirmou que outras cerca de 15 mil unidades habitacionais estão em fase de construção em Manaus, entre elas 800 apartamentos do conjunto Osias Monteiro, na zona norte, 200 do Cidadão X e 512 do Cidadão XII, além do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que também tem unidades em fase de conclusão.

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas registrou o quinto maior crescimento populacional do País. O número de habitantes no Estado evolui 2,16%, chegando a marca de 3.483.985 pessoas. A maior parte dessa população está concentrada na capital, que registrou o maior inchaço do Pais: mais de 1 milhão de habitantes em dez anos, chegando a 1.802.014 pessoas em 2010.

Ainda segundo o IBGE, a média de moradores por domicílio no Amazonas é de 4,3 por unidade habitacional. A estatística está acima da média regional, de 4,0. Em todo o Brasil, o dado fica em 3,3 pessoas por domicílio.


Fonte: Portal Amazônia.



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado