segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO EQUIVALEM À QUEDA DE UM BOING A CADA DOIS DIAS

Do site JB Online, Blog do Marcus Quintella.

Mortes no trânsito têm alta de 25% em 9 anos, aponta ministério. Em 2002, 32 mil morreram no trânsito; em 2010, foram 40,6 mil mortes. País vive “epidemia de lesões e mortes no trânsito”, disse ministro Padilha.

Um levantamento divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), mostra que o Brasil registrou, em 2010, 40.610 vítimas fatais no trânsito, um aumento de quase 25% em relação ao registrado nove anos antes, em 2002, quando 32.753 morreram.


Em meus cálculos, esse número corresponde a 111 mortes por dia, em média, de brasileiros no trânsito. Se considerarmos que um avião comercial, tipo Boeing 737-800 carrega cerca de 200 passageiros, esse estrondoso e inaceitável número de mortes no trânsito, em 2010, correspondem à queda de um avião desse tipo a cada dois dias. Assustador, mas pouco comovente, pois as pessoas não percebem e não presenciam essas 40.610 mortes, porque elas acontecem espalhadas, e não de uma só vez, como na queda de um Boeing. A situação é infinitamente mais grave do que a queda de um Boeing, cujo número de acidentes é insignificante, perto dos acidentes de trânsito. Um Boeing ou Airbus não cai a toda hora, ou melhor, praticamente "nunca" sofrem acidentes, em termos estatísticos, mas acidentes de trânsito com mortes ocorrem todos os dias, quase cinco por hora, em média. Desesperador e horripilante!


Entre as regiões do país, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%). “Os estados que conseguiram apertar a fiscalização e impedir que qualquer pessoa alcoolizada pudesse dirigir conseguiram reduzir os acidentes”, destacou o ministro Alexandre Padilha. Do total de mortes no trânsito no ano passado, 25% delas foram ocasionadas por acidente de moto. Em nove anos, diz o ministério, a quantidade de mortes por motocicletas quase triplicou, alcançando 10.134 mortes no ano passado, ante os 3.744 mortes em 2002.


“Os números revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, afirmou Padilha.


Os resultados do índice de acidentes com motos são preocupantes, segundo o ministério. Em nove anos, houve crescimento de 214% no número de mortes no Sudeste, 165% no Nordeste e 158% no Centro-Oeste. Sudeste é a região mais alarmante, respondendo por 14.214 vítimas fatais em 2010. Depois aparece o Nordeste com 11.233 mortes, seguido pelo Sul, respondendo por 7.548 mortes, e Centro-Oeste, responsável por 4.275 mortes. O Norte é a região mais pacífica no trânsito, com 3.340 vítimas fatais.

FONTE: JB Online, Blog do Marcus Quintella.









Um comentário:

  1. Fala-se tanto no trasito mega violento de Manaus..Passou da hora da autarquia DETRAN, tomar posse da Lei e proibir veiculos com mais de 20 anos circular na cidade, estes sim, pela falta de sinalizaçao e sucata, atrapalha e promove acidentes...alem de muitos outros problemas mais...

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado