sexta-feira, 27 de abril de 2012

MANAUS OBSERVADA POR OUTRO ÂNGULO

 
O início de tudo, como a bicicleta voltou a ser assunto em minha vida, através da experiência do Pedala Manaus(*). Por Cristiane Sotto Mayor.

Fui uma criança agitada, danada mesmo, daquele tipo que alguém tem sempre que estar de olho. Entretanto, com o passar dos anos e a definição de novas prioridades, algumas coisas, inclusive a atividade física, ficaram de lado. Mas, aos 38 anos redescobri a bicicleta.

É, aquela companheira de infância que nos dava uma sensação de liberdade e um tantinho de emoção. Foi através de um amigo, que eu observava através das redes sociais com uma inveja boa de quem adoraria estar naquelas paisagens belíssimas. Daí veio a oportunidade, criei coragem e simplesmente fui, com a família toda, de início meio envergonhada mas fui e me apaixonei novamente por ela. Naqueles dias não passávamos de quinze pessoas reunidas para circular pela cidade, era o Pedala Manaus. Os passeios, sempre noturnos, me mostravam uma Manaus que eu não conhecia. Seus lugares, ruas, calçadas. Uma cidade mais clara, dinâmica, com cheiro, com pessoas, uma Manaus mais viva. Certamente, vieram também os aspectos complexos, subidas e descidas, a falta de preparo físico, a disputa quase que homérica com os carros, a falta de respeito. Mas os aspectos positivos, ah... esses me fizeram superar os obstáculos e insistir.

Hoje passado pouco mais de um ano, continuo conhecendo Manaus, mas acompanhada de 200, 220, 250 pessoas. O Movimento Pedala Manaus conquistou centenas de apaixonados por bike e as ruas de Manaus. Conquistamos respeito, defendemos a bicicleta como lazer, saúde e como meio de transporte.

E quero, através deste espaço, poder contar um pouco sobre minhas experiências sobre duas rodas, difundir o uso da bike, eventos, encontros e dificuldades. Urbanista por profissão tento contribuir com a minha cidade, observando e estudando os espaços na busca da construção de uma nova Manaus, mais humana, mais cidadã, mais ciclável.

Domingo último, realizamos nosso sonho, pedalamos de Manaus a Iranduba sobre a Ponte Rio Negro, tudo devidamente autorizado e monitorado pelo DETRAN-AM. E foi simplesmente M A R A V I L H O S O !



E é assim amigos através dessas imagens e com o rosto coberto de satisfação e a alegria que fazemos esses encontros serem tão especiais, ainda há muito para mostrar, comentar e divulgar, estou ansiosa em compartilhar todas essas emoções com vocês e também a convidá-los para pedalarmos juntos, se você é iniciante escolha a quinta alternativa, a partir das 20hs no Parque dos Bilhares, se você já sabe alguma coisa de bike vá terça-feira no mesmo local e horário que estaremos todos nós do Pedala Manaus aguardando por você. Não esqueça: luz branca na frente, luz vermelha atrás, capacete, luvas e óculos com lente transparente.

Bom gente tô indo porque hoje é dia de pedalar, até a próxima!!


 (*) Publicado no Portal acritica.com.br



Um comentário:

  1. meus parabens pela conquista do espaço urbano...acho que esse merito vai tambem ao governador que sempre apoio o esporte...pelo menos eu acho

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado