sábado, 26 de maio de 2012

MANAUS: IBGE DIVULGA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS URBANÍSTICAS NO ENTORNO DOS DOMICÍLIOS.



Informações retiradas do Portal D24am.

Manaus é a terceira capital com a maior incidência de esgoto a céu aberto no País e a 4ª em lixo acumulado na rua, de acordo com o Censo 2010 que analisou as características urbanísticas no entorno dos domicílios em 15 municípios brasileiros. As informações foram divulgadas, nesta sexta-feira, 25/05, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O esgoto a céu aberto na capital está presente em 20,2% do entorno dos domicílios. A capital perde apenas para Belém (44,5%) e São Luís (33,9%). Isso significa dizer que 345 mil pessoas estão suscetíveis a esta ocorrência.

O acúmulo de lixo nas ruas faz parte de 6,2% do entorno dos domicílios de Manaus, afetando 108 mil pessoas. Dos municípios pesquisados, a capital amazonense fica atrás apenas de Belém (10,4%), Fortaleza (7,7%) e São Luís (6,3%). A pesquisa avaliou 1,7 milhão de pessoas.

O supervisor de disseminação de informação do IBGE/Manaus, Adjalma Noqueira Jaques, afirmou que esgoto a céu aberto e lixo ainda são indicadores negativos para a cidade.

Outros índices

Segundo Censo 2010, apenas 43% dos logradouros urbanos de Manaus apresenta identificação. “Demonstrando assim, uma carência nesta referência tão importante para quem necessita estar utilizando o nome das ruas e até mesmo para os moradores que residem no local”, comentou Adjalma.

Quanto à iluminação pública, Manaus apresenta 95,8% de cobertura. “Mas, embora seja um número alto, na comparação com os outros municípios, coloca a cidade entre as que menos possuem este equipamento tão significativo em suas vias”, disse.

Manaus possui, segundo o levantamento, 93,8% de suas ruas com pavimentação, acima da média nacional dos grandes municípios, que foi de 81,7%.

No aspecto da arborização, Manaus ocupa a segunda pior situação, com apenas 25,1% do entorno dos seus domicílios com a presença de árvores.

A existência de bueiros ou bocas de lobo nas ruas indica que ali há também a drenagem das águas pluviais. Manaus está acima da média nacional com 46,3%.

A capital também decepciona quando o tema é acessibilidade. Manaus apresenta apenas 2,5% de suas vias de entorno dos domicílios com rampa para cadeirantes, idosos ou usuários especiais. “Isso, a coloca entre os seis piores indicadores, neste aspecto urbano no País”, concluiu Adjalma.


FONTE: D24am.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado