quinta-feira, 28 de abril de 2016

SANEAMENTO BÁSICO EM MANAUS




Apenas 20% de Manaus é atendida com serviço de esgotamento sanitário.

Por Isabelle Valois - Acrítica.

Manaus recebeu nova proposta de implantação de um sistema de esgoto que deve atender até 2030 aproximadamente 80% de toda cidade. O projeto Ampliação e Modernização do Sistema de Água e Esgoto de Manaus são idealizados pela empresa Manaus Ambiental e foi apresentado ontem pelo presidente da concessionária, Sérgio Braga, ao prefeito Artur Neto (PSDB) e aos demais secretários que se reuniam no Palácio do Rio Branco, Centro.

Ao todo serão investidos R$104 milhões para implantar todo o sistema de esgoto. De acordo com Sérgio Braga, todo o investimento será privado. “Com a implantação do sistema é provável que tenhamos uma recuperação de 100% dos igarapés de Manaus, mas vale ressaltar que é necessário que a população aceite e adote o nosso sistema de esgoto para que o projeto tenha um bom desempenho”, disse.

Há 13 anos responsável pelo sistema de abastecimento de água e esgoto em Manaus, o diretor da concessionária, informou que hoje a cidade é 20% assistida com o sistema do esgoto. Porém, 50% da população onde há o sistema não o aderiu. “Isso de alguma forma prejudica, pois é um investimento particular que estamos realizando, mas vale lembrar que com esse investimento também vamos diminuir com a poluição nos igarapés e rios da região”, completou Braga.

Conforme a Manaus Ambiental, a área central é o local assistido com os 20% de esgoto, onde apenas 10% são utilizados. As obras para implantação de todo o sistema tiveram início nos últimos dois meses. A ideia é concluir pelo menos quatro estações de tratamento do projeto até o final de 2016, com um aumento de 19% de assistidos até a conclusão dessas estações.

Para Arthur Neto, a capital precisa de empresas que tenham essa visão de investimento na capital. “Nossa cidade não para de crescer e precisamos acompanhar com um melhor desenvolvimento. Estamos lutando pra isso, e me orgulho em ver que a Manaus Ambiental também focando na melhoria de nossa cidade. Estamos cumprindo com aquilo que foi acordado em nossa gestão e a Manaus Ambiental. Antes era que em 2045 Manaus teria 80% do esgotamento sanitário, dizia que era demais e conseguimos essa redução 2030 após muitas negociações e vamos atingir essa proposta”, disse.
Fonte: http://www.acritica.com/channels/manaus/news/manaus-ambiental-anunciou-que-ira-investir-r-104-milhoes-em-sistema-de-esgoto-na-capital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado